Fim de ciclo

'O voo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado'

UFU retoma de Colação de Grau presencial em Monte Carmelo

Publicado em 27/04/2023 às 12:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Conferência de Colação de Grau: Aline Vitti Secco (à esquerda) representou todos os formandos. (Fotos: Jussara Coelho)

A cidade de Monte Carmelo voltou a receber, na noite desta quarta-feria, 26/4, o evento presencial de Colação de Grau da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estiveram presentes, às 19h, no Espaço Vivendas, os mais de 20 formandos espalhados pelos cinco cursos oferecidos pelo Campus Monte Carmelo: Agronomia, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Florestal, Geologia e Sistemas de Informação. Os agora egressos colaram grau referente ao período letivo 2022/1.

Estiveram presentes, compondo a mesa diretiva, os gestores da instituição: reitor Valder Steffen Jr; Kárem Ribeiro, pró-reitora de Graduação; José Humberto do Nascimento, assessor da Reitoria em Monte Carmelo; Ilmério Reis, diretor de Ensino e presidente da Comissão Permanente de Colação de Grau (CPCG); Candice Lisboa Alves, representando a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae); Abadia de Fátima Macedo, representando a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep); Darizon Alves de Andrade, pró-reitor de Planejamento de Administração; Valéria Maria Rodrigues, representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc); Adriane de Andrade Silva, diretora do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag); Mauricio Cunha Escarpinati, diretor da Faculdade de Computação (Facom); Gleice Aparecida Assis, professora do curso de Agronomia, representando os paraninfos; Adriana Tiemi Nakamura, coordenadora do curso de Agronomia; Jardel Boscardin, coordenador do curso de Engenharia Florestal; Fernando Luiz de Paula Santil, coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica; Rafael Dias Araújo, coordenador do curso de Sistemas de Informação. Também compuseram a mesa duas autoridades do município: Ana Paula Mendes Moreira, representando a Superintendência de Ensino de Monte Carmelo; e o presidente da Câmara Municipal, Damiron de Sousa Oliveira.

'Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas'

Esta frase de Rubem Alves, pronunciada pelo reitor da UFU, permeou todos os discursos durante a cerimônia de Colação de Grau. Esteve na fala da pró-reitora Kárem, sobre "restabelecer o sentido da educação, impedindo que o mundo se desfaça". Da mesma forma, na "defesa da universidade pública e de qualidade", proferida pelo formando que homenageou professores e técnicos administrativos. Também nesse sentido foi a homenagem expressada pela concluinte Geovana Maria de Oliveira Leandro, aos pais e familiares que sempre foram ninhos para esses estudantes. Túlio Araújo, formando do curso de Sistema de Informação, alegou também a importância do evento presencial. Ele disse que aguardou o retorno da cerimônia nesse formato para festejar junto com seus amigos e familiares: “A celebração era muito importante para mim. Eu [me] formei antes da pandemia; aí [o evento de colação] parou e começou a ser remoto. E hoje, estar aqui, presencialmente com a minha família, todo mundo com saúde, graças a Deus, tem um peso muito grande. Sou muito grato à UFU, por tudo que ela me proporcionou; e para fechar com chave de ouro, esse evento hoje”, declarou.

Fernanda de Souza Cardoso fazendo o juramento do exercício profissional

“O voo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado” - Rubem Alves.

Confira mais imagens do evento, pelas lentes do fotógrafo Milton Santos, nas galerias especiais: PARTE 1 e PARTE 2.

Anota aí onde ainda tem colação essa semana: em Ituiutaba, o evento é dia 27/4, quinta-feira, no Palácio Ponto Alto Eventos, às 19h. E em Uberlândia, as solenidades acontecem em três horários diferentes, no dia 29/4, sábado - todas elas, no Castelli Master.