Publicado em 17/07/2017 às 17:38 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Mesa-redonda sobre Resiliência Hídrica e Sustentabilidade em Bacias Hidrográficas. (Foto: Milton Santos).
Qual o papel da sociedade na conservação da água? Quais as políticas públicas para recursos hídricos no Brasil? Essas foram algumas das questões debatidas no VI Workshop Internacional Sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas, que aconteceu na última semana, no Campus Santa Mônica da UFU. Um dos resultados do evento foi o Manifesto "Carta de Uberlândia" divulgado nesta segunda-feira (17/7).
De acordo com o professor do Instituto de Geografia e organizador do Workshop, Cláudio Di Mauro, o manifesto foi aprovado em votação pelos participantes do evento. "A carta faz uma crítica ao atual momento das relações sociais e ambientais, de extrativismo da água acima da capacidade de suporte dos rios e das bacias. Embora a lei diga que não existe água privada, porque ela é de interesse público, ainda estamos longe dessa realidade", explica Di Mauro. Após apontar essas questões, os participantes oficializam na carta compromissos assumidos, pensando na produção científica e técnica para contribuir com o tema.
Rede Água
Esse é o nome do projeto que já vinha sendo elaborado e teve oportunidade de se consolidar agora, no Workshop. De acordo com Di Mauro, a rede reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que participaram do evento na UFU, e será vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é cumprir com aqueles compromissos listados na Carta.
O Workshop
A UFU sediou o evento pela primeira vez, recebendo professores, pesquisadores, alunos e integrantes de movimentos sociais de várias partes do Brasil e do mundo. Ao todo, 320 pessoas participaram efetivamente da programação.
Durante cinco dias, de 11 a 15 de julho, houve minicursos, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, atividades culturais, conferências, palestras e debates sobre sustentabilidade, inovações tecnológicas, segurança, entre outros assuntos. A discussão central do Workshop foi pensar o uso sustentável da água e o planejamento para o uso das bacias hidrográficas.
Temas importantes
Na tarde do dia 12/07, durante a mesa-redonda sobre Segurança Hídrica, o professor Ricardo Falqueto, do Instituto de Agronomia da UFU, que atua no Campus Monte Carmelo, enfatizou que "estudar e conservar o solo é o primeiro ato para cuidar da água". O professor afirmou ainda que não é eficiente apenas culpar aquele agricultor que faz uma agricultura de degradação, mas é preciso ter atenção ao que se consome. "A sociedade está preocupada? O agricultor está produzindo, mas você se preocupou em saber a origem daquele cafezinho que você está tomando? Está comprando um café de conservação?", questiona.
Outro assunto abordado foi a seca na região Nordeste do Brasil, durante a mesa-redonda sobre Resiliência Hídrica e Sustentabilidade em Bacias Hidrográficas. Quem discorreu sobre o tema foi o professor Flávio Rodrigues do Nascimento, da Universidade Federal Fluminense (UFF). "Estamos vivendo uma seca no Nordeste de modo efetivo desde 2009, 2010. Temos, portanto, a maior seca do Brasil, que é refletida na região mais seca, sem escalas e sem precedentes. Então, os problemas que temos em relação a isso são muito grandes", constata.
Impulso para internacionalização
Uma vez que o Workshop trouxe pesquisadores de outros países, foi também uma oportunidade para a UFU expandir sua internacionalização e iniciar novas parcerias. O reitor Valder Sttefen Júnior se reuniu com esses pesquisadores para discutir o assunto. "A intenção era apresentar a disponibilidade e o interesse da universidade no estabelecimento de relacionamentos na forma de rede de pesquisa, para que tivéssemos grupos qualificados discutindo essa temática de forma perene e permanente, não apenas agora no evento", explica.
O reitor afirma ainda que universidades já demonstraram interesse em promover parceria com a UFU. "Algumas universidades do exterior já trouxeram até uma minuta de convênio, propondo algum relacionamento com a UFU. Um exemplo é a Universidade de Múrcia [Espanha], que já trouxe uma minuta que está sendo examinada pela nossa Diretoria de Relações Internacionais".
O UFU em Imagens traz a cobertura fotográfica do evento. Abaixo, é possível conferir o Manifesto na íntegra.
LEIA AQUI O RELATÓRIO DO EVENTO.
Palavras-chave: água workshop internacionalização Bacias hidrográficas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS