Pular para o conteúdo principal
Ensino Superior

UFU avança 10 posições e atinge melhor colocação no Ranking QS América Latina e Caribe

Qualidade da pesquisa e ampliação da rede internacional impulsionam a universidade no cenário latino-americano

Publicado em 07/10/2025 às 09:11 - Atualizado em 14/10/2025 às 15:04

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) registrou um avanço significativo na mais recente edição do QS World University Rankings: América Latina e Caribe, um dos mais importantes levantamentos globais sobre educação superior. O resultado posiciona a UFU na 103ª colocação geral, uma subida de 10 posições em relação ao ano anterior e sua melhor classificação desde 2016.

A edição de 2026 do ranking avaliou 492 instituições de ensino superior da América do Sul, América Central e do Caribe. As primeiras colocações foram ocupadas pela Pontificia Universidad Católica de Chile (1ª), seguida pela Universidade de São Paulo (2ª) e pela Universidade Estadual de Campinas (3ª). Neste cenário competitivo, a UFU alcançou a 85ª posição entre as universidades da América do Sul.

Para determinar a classificação geral, a metodologia do Ranking QS analisa o desempenho das universidades em oito indicadores distintos, agrupados em áreas como qualidade e impacto da pesquisa, reputação no mercado de trabalho, ambiente de ensino e engajamento global. Esses critérios incluem a Reputação Acadêmica, a Reputação com Empregadores, a proporção entre Docentes e Estudantes, a Rede Internacional de Pesquisa, o volume de Citações por Artigo, a proporção de Docentes com Doutorado e o Impacto na Web.

A posição específica de cada instituição em cada um desses quesitos, que define suas forças e áreas de oportunidade, pode ser consultada em detalhe no infográfico a seguir (utilize o campo "Pesquisar na tabela" para localizar uma instituição e seus respectivos resultados):

 

 

Fatores do crescimento da UFU

O desempenho positivo da universidade foi impulsionado por melhorias em indicadores estratégicos, nos quais a UFU obteve pontuação superior à média regional. Os principais fatores para o avanço foram:

  • Rede de Pesquisa Internacional: Fortalecimento das colaborações de pesquisa com instituições de outros países.
  • Impacto da Pesquisa e Citações por Artigo: Aumento da relevância e do número de citações da produção científica da universidade.
  • Proporção Docente/Aluno: Melhora na relação entre o número de professores e estudantes, um indicador ligado à experiência de aprendizado.

Além da evolução nos indicadores mencionados, a UFU mantém uma base sólida de excelência, com destaque para a alta qualificação de seu corpo docente. A instituição continua com uma avaliação de destaque no critério "Corpo Docente com PhD", um dos pilares que sustentam a qualidade do ensino e da pesquisa.

Sobre o Ranking QS: América Latina e Caribe

Organizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), o ranking classifica as instituições a partir de quatro áreas principais:

  • Pesquisa e Descoberta (45%)
  • Empregabilidade e Resultados (20%)
  • Experiência de Aprendizado (20%)
  • Engajamento Global (15%)

O resultado alcançado pela UFU reflete o trabalho contínuo de sua comunidade acadêmica e reafirma o compromisso da instituição com a excelência e o desenvolvimento científico e social.


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: Ranking das universidades QS World University Rankings internacionalização Ensino Superior Avaliação do Ensino Superior

A11y