Publicado em 12/07/2017 às 12:39 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Reitor Valder Steffen comenta com a presidente da OAB-Uberlândia sobre trecho do documento. (Foto: Milton Santos)
Uma reunião ocorrida na manhã da última terça-feira (11/7), marcou oficialmente o início de uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a 13ª Subseção Regional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-Uberlândia). O encontro foi realizado na sede da entidade classista e teve como objetivo a assinatura de um Protocolo de Intenções para a execução conjunta de ações de ensino, pesquisa e extensão que visem à promoção e à preservação da cultura na sociedade brasileira, no contexto da implementação do Sistema Nacional de Cultura, e ao fortalecimento do Plano Nacional de Cultura.
Ainda conforme a minuta do documento, pretende-se o apoio técnico de ambas as partes para a formulação de propostas com vistas a dinamizar a participação dos cidadãos e da comunidade universitária no processo de desenvolvimento sócio-cultural, considerando a preservação do patrimônio cultural e o reconhecimento da diversidade cultural dos brasileiros.
Atual presidente da OAB-Uberlândia, a advogada Ângela Parreira de Oliveira Botelho destacou que a subseção é a maior do interior de Minas Gerais, com 7.500 profissionais inscritos – fora os estagiários –, dos quais 6 mil estão ativos. “Contamos com 39 comissões; todas sempre atentas às demandas da sociedade, pois somos uma instituição cidadã. A formalização desta parceria com a UFU é uma iniciativa que parte da Comissão de Direito de Cultura, criada em 2014, e que também tende a fortalecer o nosso trabalho na área da educação continuada, pois oferecemos na Escola Superior de Advocacia cursos de pós-graduação presencial e via on-line”, acrescentou.
Além da presidente, também participaram da reunião outros cinco membros da atual equipe gestora da entidade: Luciano de Salles Monteiro (vice-presidente), Soraia Tavares El Kadi Amaral (secretária-geral), Denisgoreth Neves de Oliveira (secretária-geral adjunta), Marcelo Eduardo Nogueira (tesoureiro) e Kátia Bizinotto Macedo Soares (presidente da Comissão de Direito de Cultura).
Para o reitor da UFU, professor Valder Steffen Júnior, a assinatura do Protocolo de Intenções com a OAB é excelente para a instituição na busca pelo fortalecimento dos projetos de extensão: “Temos ciência de que, às vezes, a extensão não recebe o prestígio que deveria e que é dado na universidade às áreas do ensino e da pesquisa. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) possui a missão de trabalhar com este olhar para fora dos nossos muros e a sua equipe atual tem o perfil desta busca pela aproximação com a sociedade. Termos um documento formalizando a parceria com uma entidade com o prestígio e a seriedade da OAB nos abre uma perspectiva muito boa para o desenvolvimento de projetos que serão benéficos para a sociedade de Uberlândia e todas as demais cidades em que a UFU está presente.”
O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, Hélder Eterno da Silveira, ponderou que o estabelecimento de redes é uma saída que acaba sendo oportunizada pelos momentos de crise, como os atuais. “Tanto a UFU como a OAB são patrimônios do Brasil, mas qualquer iniciativa que seja traçada isoladamente por uma ou outra terá menor possibilidade de sucesso do que uma traçada em conjunto”, disse, citando o exemplo de uma formatura realizada na universidade na noite anterior, conferindo a mais de 540 moradores do bairro Shopping Park diplomas de 14 cursos realizados em parcerias com instituições como a Caixa Econômica Federal e organizações não-governamentais: “Foi indescritível a emoção de ver muitas pessoas que nunca haviam sequer entrado na UFU serem chamadas nominalmente no nosso espaço mais nobre, o auditório do Bloco 3Q, para receberem seus certificados de cursos como de cabeleireiro, corte e costura, culinária, maquiagem, edição de vídeo, horta comunitária e educação ambiental.”
O outro representante da universidade presente na reunião na sede da OAB-Uberlândia foi o diretor de Cultura, professor Alexandre José Molina. Ele revelou que o Seminário de Direitos Culturais está agendado para 27 a 29 de setembro e será o primeiro grande evento a ser promovido como fruto desta parceria. “Discutir este tema é fundamental e a UFU tem total interesse em participar disso, não apenas como instituição formadora, mas também pela questão da responsabilidade social. Este protocolo de intenções vem com a intenção de ampliarmos o nosso escopo de atuação”, sintetizou, acrescentando que uma das bases para a construção do documento foi um conceito trazido no início dos anos 2000, quando o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, propôs a resignificação da produção de cultura para além de bens simbólicos, reconhecendo também a sua dimensão econômica e, sobretudo, a dimensão cidadã.
>>> Leia também a matéria publicada no site da OAB-Uberlândia
Palavras-chave: UFU OAB protocolo PROEXC dicult projetos cultura
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS