Pular para o conteúdo principal
Transparência

Saiba as pautas e as decisões dos conselhos superiores da UFU

Informações agora estão publicizadas online

Publicado em 01/09/2017 às 15:35 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

O uso do SEI! contribui para que a UFU deixe de usar papel em seus processos administrativos (Foto: Diélen Borges)

Para manter o funcionamento de uma universidade, muitos assuntos precisam ser decididos e, para isso, é comum reunir pessoas da comunidade acadêmica para debater e votar. Com esse objetivo, existem na UFU as reuniões dos conselhos superiores, como o Conselho Universitário (Consun) e o Conselho de Graduação (Congrad), por exemplo. Desde o dia 8 de agosto, os assuntos discutidos e as decisões tomadas nessas reuniões passaram a ser publicizados online no Sistema Eletrônico de Informações (SEI!).

A implantação desse sistema ajuda a diminuir o uso de papel nos processos administrativos da universidade. Em vez de ter gastos com impressões e envio de documentos por Correios - exigidos pelo uso do papel - a UFU agora investe esforços em digitalizar seus processos. E não só ela: um Decreto Federal determina que todas as universidades do país tenham aderido ao SEI! até o dia 8 de outubro. A partir dessa mudança, os detalhes da aquisição de uma patente por parte da UFU, por exemplo, passam a ser disponibilizados online.

Transparência

As reuniões dos Conselhos Superiores da UFU, como o Consun, são fechadas, mas, caso alunos, servidores ou mesmo pessoas da comunidade externa queiram participar como ouvintes, podem solicitar autorização. Entrentato, por meio do SEI!, é possível acompanhar o que se discute e resolve, mesmo sem participar dos encontros.

As pautas e atas das reuniões passam a ser disponibilizadas e podem ser acessadas de qualquer lugar, não sendo necessário estar em um dos campi da UFU. Além das informações de reuniões dos Conselhos Superiores, as de Conselhos das Unidades Acadêmicas também devem estar no sistema.

Segundo o diretor de Planejamento da UFU, Odorico Coelho da Costa Neto, essa novidade contribui para tornar os processos mais transparentes. "Tudo isso é para atender à Lei da Transparência Pública, que é clamada hoje em todos os setores. Todo mundo está exigindo a questão da transparência das ações, especialmente com aquilo que é de interesse público", afirma.

Caso surjam dúvidas ao acessar o SEI!, basta conferir a lista de canais de comunicação para orientações sobre o uso do SEI!.

Leia mais:

UFU deixará de usar papel em processos administrativos

Palavras-chave: SEI! transparência processos administrativos conselhos superiores

A11y