Pular para o conteúdo principal
Biblioteca

Teses e dissertações serão registradas somente no formato eletrônico

Medida visa facilitar acesso às pesquisas realizadas nos cursos de pós-graduação da UFU

Publicado em 06/10/2017 às 16:15 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Dar maior visibilidade às pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi com base nesta premissa que a universidade decidiu adotar o formato eletrônico na entrega de teses e dissertações produzidas nos diversos Programas de Pós-Graduação da instituição. A medida passa a vigorar a partir do dia 03 de novembro de 2017.

O novo formato de depósito das teses e dissertações na Biblioteca possibilita a melhoria na gestão das pesquisas e a economia de recursos financeiros, com a redução na utilização do papel e na impressão dos documentos.

A adesão pelo meio eletrônico foi concebida a partir de estudos realizados em conjunto pela Editora da UFU, Biblioteca e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp).

Registro eletrônico

O arquivamento será realizado pelo próprio autor, com validação do orientador da pesquisa, no Repositório Institucional.

Cada documento registrado receberá um código identificador próprio, o chamado Digital Object Identifier (DOI) e prevê o registro e a vinculação das referências bibliográficas citadas nas teses e dissertações.

Todos os passos para fazer o Autoarquivamento de Teses e Dissertações e o registro DOI estão previstos em tutorial.

Visibilidade para os pesquisadores

O registro eletrônico das teses e dissertações contribuirá para valorizar os autores dos trabalhos e os pesquisadores citados, como explica a diretora de Pós-Graduação da UFU, Eloísa Ferro. “Com o registro haverá o que chamamos de referência cruzada, o que significa visibilidade tanto ao autor quanto aos citados nas dissertações e teses”.

Entre os benefícios apontados pela diretora de Pós-Graduação está a melhoria em indicadores relacionados à produção acadêmica. Como exemplo, ela cita o índice H, que mede o impacto das pesquisas realizadas por um cientista em outros estudos. O cálculo considera o número de publicações (artigos, por exemplo) e a quantidade de citações que cada publicação tem.

Se um pesquisador tem 12 artigos publicados e que receberam 12 ou mais citações, o índice H do cientista será 12.

Palavras-chave: Pós-graduação

A11y