Conpep aprova cinco novas disciplinas para pós-graduação da UFU

Primeira reunião do ano teve convites para eventos e anúncio de doutorado interinstitucional

Publicado em 13/03/2024 às 16:37 - Atualizado em 15/03/2024 às 17:49

'Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Ciência' é um dos novos componentes curriculares (Foto: Freepik)

O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se reuniu, na tarde desta quarta-feira (13/03), pela primeira vez em 2024. Entre outras decisões, os conselheiros aprovaram a inclusão de cinco disciplinas nos programas de pós-graduação (PPGs) da instituição.

As disciplinas são: “Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Ciência”; “Empreendedorismo e Inovação”; “Princípios Éticos, Manejo e Cuidado de Animais em Pesquisa e Ensino”; “Introdução ao debate sobre a diversidade sexual” e “Leitura crítica e redação de artigos científicos”.

Os componentes curriculares serão ofertados como optativos ou eletivos, com carga horária de 45 horas, pelo programa ao qual o docente de cada uma estiver vinculado. Todos os alunos regulares têm direito a cursar disciplinas em qualquer programa da UFU, desde que existam vagas disponíveis e autorização do respectivo PPG, conforme a Resolução Conpep N° 17, de 9 de julho de 2022.

A diretora de Pós-Graduação da UFU, Eloísa Ferro, disse que, a partir dessas, espera que surjam novas disciplinas plurais e que integrem os programas.

Comunicações e outros itens de pauta

Na mesma reunião, o representante discente Kássio Cunha, da Associação dos Pós-Graduandos (APG/UFU), convidou a todos para a apresentação on-line do “Dossiê Florestan Fernandes: a condição do pós-graduando no mundo do trabalho e da formação”, em 19/03, às 19h15. Trata-se de um estudo preliminar sobre a condição da vida do pós-graduando no mundo do trabalho e da formação, promovido pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) em parceria com o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CMJ).

Os objetivos são abordar a condição híbrida de estudante-trabalhador dos pós-graduandos no Brasil e apontar caminhos para a construção de uma pauta de direitos. Mais informações estão disponíveis no perfil @apgufu no Instagram. As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico.

Cunha apresentou ainda o pedido de discentes de diferentes PPGs para que os calendários dos processos seletivos estejam alinhados com o calendário das colações de grau, devido às documentações que são exigidas para comprovar conclusão de curso. A diretora Eloísa Ferro explicou que existe a necessidade de alinhar os calendários da pós com os das agências de fomento, por conta da oferta de bolsas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, anunciou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre a UFU e o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) na área de Administração. Agora, as instituições vão dar andamento para implementação do curso.

Carvalho contou ainda que a UFU vai utilizar ferramenta Stela Experta para gestão de pós-graduação e pesquisa e deixou dois convites para a comunidade: Aula Inaugural da Pós-Graduação da UFU 2024, em 14/03, às 9h, e IV Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Comunicadores, em 11 e 12/04, a partir das 8h.

O Conpep também aprovou o calendário de reuniões de 2024, os regulamentos dos programas de pós-graduação em Engenharia Biomédica e em História, a alteração da grade curricular do Programa de Pós-graduação em Educação Básica – Curso de Mestrado Profissional do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, entre outros itens de pauta relacionados a diplomas e atuação de servidores.

Palavras-chave: Conpep pesquisa Pós-graduação