Publicado em 05/11/2025 às 12:16 - Atualizado em 12/11/2025 às 09:35
Na última terça-feira (4), começou, na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o V Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), busca ofertar um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das pesquisas e das tecnologias desenvolvidas na universidade.
Alinhado à 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a abertura teve como tema “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Estiveram presentes Carlos Henrique de Carvalho, reitor da UFU, Catarina Azeredo, vice-reitora da UFU, Thiago Paluma, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Yara Paiva, diretora de Pós-Graduação, Carlos Uera, diretor de Pesquisa, Luciana Carvalho, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia, e Kaio César, representante da Associação de Pós-Graduandos (APG/UFU).
O reitor da UFU destacou a importância da entrega de conhecimento da universidade para a sociedade, reforçando o papel da instituição na produção de ciência. Já a diretora de Pós-Graduação ressaltou a importância da integração de diferentes áreas da universidade proporcionada pelo seminário, fortalecendo a colaboração interna.
“Esse é um evento importante para a universidade porque integra essas três áreas que dialogam com a pesquisa, inovação e pós-graduação, e é um evento horizontal, onde temos apresentações de trabalhos que vão desde à educação básica até a pós-graduação, sendo um evento que toda a comunidade acadêmica participa”, enfatizou Paluma.
A programação da abertura contou com a participação de duas convidadas para palestras que aprofundaram a temática central. Lucia Campos Pellanda, coordenadora-geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais na Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), ministrou a palestra "Impacto dos desastres para a Saúde: da emergência à prevenção". Em seguida, a professora Jeamylle Nilin Gonçalves, doutora em Ciências Marinhas Tropicais e docente do Instituto de Biologia (Inbio/UFU), debateu o tema "Guardiãs das Águas: Meninas pelo Saneamento", fechando o primeiro dia de atividades.
Sobre o evento
O seminário agrega as produções científicas do âmbito da pesquisa, inovação e da pós-graduação. Conforme as Normas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Inovação Tecnológica (Pibiti), o bolsista de iniciação científica deverá apresentar os resultados de suas pesquisas no evento, ação que acontecerá ao longo dos dias 5, 6 e 7 de novembro. Integram as apresentações, as pesquisas desenvolvidas também na pós-graduação.
No dia 13/11, na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFU, acontece a “Premiação do Sistema de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação”, que busca reconhecer os pesquisadores de destaque da instituição, passando pelos discentes da UFU que fazem Iniciação Científica na educação básica, no ensino médio e técnico, na graduação e na pós-graduação, em diferentes categorias. Neste ano, a noite também contará com o 2º Prêmio Empresa Destaque CIAEM e com o lançamento do Manual "Comunica Ciência", produzido pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU).
A programação completa com horários e locais das apresentações está disponível em: eventos.ufu.br/seminariopropp5.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: V seminário de pesquisa Propp pesquisa Pós-graduação Evento
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS