Publicado em 28/03/2018 às 16:34 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:16
Integrantes da Comissão SEI e servidores na primeira turma de capacitação de funcionários Faepu (Foto: divulgação)
Acontece nesta semana, no Campus Umuarama, a capacitação da segunda turma de trabalhadores das fundações de apoio e de empresas terceirizadas que realizam atividades administrativas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), instituído na universidade em agosto de 2017.
Realizada pelos integrantes da Comissão de Implantação do SEI, em parceria com Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), esta ação tem como objetivos apresentar o sistema, sua interface, componentes e funcionalidades. Além das exposições teóricas são realizadas práticas de inclusão de documentos e trâmite processual no Sistema. “O treinamento inclui noções básicas de acesso ao sistema, bem como aborda as funcionalidades necessárias à sua correta utilização”, explica o presidente da Comissão de Implantação do SEI/UFU, Ricardo de Oliveira Máximo.
Os treinamentos, com três encontros semanais de 3 horas, acontecem no Bloco 8B, do Campus Umuarama, sendo as duas primeiras turmas – de 19 a 23 de março e de 26 a 29 de março –, de acordo com o presidente, destinadas, especificamente, aos trabalhadores da Faepu que desenvolvem funções administrativas no Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU/UFU), como desdobramento da inclusão destes trabalhadores no Sistema.
Novas turmas
A Divisão de Capacitação (Dicap), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), está com inscrições abertas para o curso SEI Usar, que, em razão de legislação federal, destina-se, exclusivamente, a servidores da UFU. O curso terá 9 horas de duração e oferece 20 vagas. As inscrições podem ser feitas na página da Dicap, até o dia 11 de abril. O curso vai acontecer de 16 a 24 de abril, no Campus Santa Mônica. Por sua vez, a Comissão de Implantação do SEI oferecerá novas turmas de capacitação aos servidores das fundações e das empresas terceirizadas nas funcionalidades do Sistema, em datas a serem definidas. “A Comissão está aberta à avaliação de futuras demandas de capacitação para trabalhadores terceirizados e das fundações de apoio que executem atividades de apoio administrativo nas unidades da UFU. As demandas devem ser enviadas para o e-mail sei@ufu.br”, informa Máximo.
Recentemente reformulada pelo reitor Valder Stefen Júnior, a Comissão recebeu novos integrantes e instituiu o atual programa de treinamento. “Esta nova comissão tem como um dos principais objetivos elevar a utilização do SEI, no âmbito administrativo da UFU, ao nível de Excelência, tornando a instituição referência nacional entre as IFES que utilizam o sistema”.
Expectativa e realidade
A adoção do SEI instituiu uma nova forma de criação e tramitação dos processos administrativos na universidade. E, a despeito das diferentes expectativas geradas em torno de novidades, a adoção e assimilação do SEI na UFU, segundo Máximo, tem se desenvolvido de forma rápida e progressiva, tanto por parte da disposição dos servidores em dominarem as funcionalidades do sistema, quanto pela contribuição das capacitações realizadas pela Comissão. “O sentimento deixado pela primeira turma foi de ampla aceitação ao sistema, pois foram percebidos os potenciais ganhos trazidos pela utilização do sistema, dos quais pode-se destacar: redução no tempo de tramitação de processos, redução no consumo de recursos financeiros como suprimentos para impressoras e papel, etc, além de maior transparência no trâmite processual”, conclui o presidente.
Serviço
Treinamento sobre o SEI para servidores das fundações e empresas terceirizadas
Solicitações devem ser encaminhadas para o e-mail sei@ufu.br.
Informações: (34) 3291-8936
Palavras-chave: SEI Comissão de Implantação Faepu UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS