Publicado em 27/04/2018 às 10:22 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:16
Teve início, no dia 9 de abril, no Laboratório de Matemática e Estatística do Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o primeiro curso de xadrez aberto a toda comunidade. Essa é uma ação do projeto “A importância do xadrez enquanto instrumento socioeducativo e mediador do desenvolvimento das inteligências múltiplas na comunidade universitária e escolas públicas da cidade de Monte Carmelo”, coordenado pelo professor Danilo Elias de Oliveira e pela psicóloga Valéria Paiva Casasanta Garcia.
Estudantes de quatro escolas estaduais da cidade participam do projeto
O xadrez faz parte dos Jogos Mundiais de Esportes da Mente, organizado pela Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA). Segundo o professor Oliveira, o esporte “impulsiona a imaginação e também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração, da velocidade de raciocínio, além de ser uma ótima ferramenta para promover a socialização. O xadrez também é responsável por desenvolver outras habilidades dentro da perspectiva da saúde em termos globais, como resiliência para lidar com as frustrações, aprender com os próprios erros, encarar tanto a vitória como a derrota como experiências de desenvolvimento, dentre outros”.
Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de aprender os movimentos das peças e especiais, como por exemplo, roque e na passagem, bem como as regras do xadrez em geral: xeque, xeque-mate etc. As aulas terão a duração de uma hora e serão ministradas pelos discentes Leonardo Sousa Menezes Junior e Raphael Gonçalves Franco de Carvalho, membros da equipe do projeto.
O projeto também prevê a realização de outros quatro cursos de xadrez, que já estão sendo realizados nas escolas estaduais Gregoriano Canedo, Professor Vicente Lopes Perez, Melo Viana e Clara Chaves, de Monte Carmelo. Os cursos nas escolas seguirão o mesmo material e didática do curso realizado na UFU e todas as vagas disponibilizadas já foram preenchidas.
Além das partidas de xadrez durante as aulas, os alunos também podem praticar este esporte todas as quartas-feiras, das 16h às 18h, no horário de treino livre. Também é permitida a participação neste treino de todos aqueles que já estejam familiarizados com as regras do xadrez e que desejam praticá-lo.
Ao final do projeto está prevista a realização de um torneio de xadrez, que será aberto a toda comunidade da cidade de Monte Carmelo, e também uma oportunidade para os alunos dos cursos de xadrez participarem pela primeira vez de um torneio desta categoria.
Palavras-chave: Monte Carmelo xadez Campus
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS