Palhaços Visitadores promovem Correio Elegante

A partir deste mês de julho, projeto do curso de Teatro está com programação especial nas redes sociais

Publicado em 17/07/2020 às 09:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Dentre outras ações, o grupo Palhaços Visitadores participou da semana de recepção do primeiro semestre de 2020, em diversos campi da UFU (Foto: Milton Santos)

O projeto de extensão “Palhaços Visitadores” está com uma programação especial nas redes sociais durante o mês de julho. Coordenado pela professora Ana Elvira Wuo e composto por alunos do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e voluntárias, o grupo está promovendo um Correio Elegante e uma série de vídeos chamada “Palhaços Emcaseirados”.

Para participar do Correio Elegante, os interessados devem enviar a mensagem desejada para uma das redes sociais do projeto - Facebook ou Instagram. Caso não queira se identificar, é só pedir para que o recado seja anônimo ou utilizar um pseudônimo. As mensagens são publicadas nas quartas-feiras, de acordo com a demanda da comunidade. Já os vídeos da série “Emcaseirados” são lançados nas sextas-feiras.

Palhaços Visitadores

O projeto “Palhaços Visitadores” atua desde 1998, vinculado ao curso de Teatro. A iniciativa, que até 2018 era chamada “Pediatras do Riso”, realiza visitas aos pacientes e aos profissionais que trabalham no Hospital de Clínicas (HC/UFU). As visitas eram feitas nas sextas-feiras, porém, devido à pandemia da Covid-19, elas foram interrompidas desde que houve a suspensão do calendário acadêmico da universidade.

Além das atividades desenvolvidas no hospital, os membros do projeto também têm outras ações, como a criação de cenas próprias, participação de espetáculos e apresentações na semana de recepção da UFU - já havendo marcado presença tanto nos campi de Uberlândia, quanto nos de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

“O projeto contribui para nosso desenvolvimento pessoal enquanto atores e atrizes, pois colocamos em prática a criação de uma personagem, a caracterização, a automaquiagem, a maquiagem artística e o improviso”, relata Mateus Silva, aluno bolsista que interpreta o palhaço Magrilindo.

Silva explica que o objetivo dos Palhaços Visitadores é levar a alegria e o riso para pacientes hospitalizados, seus acompanhantes e toda a equipe do Hospital de Clínicas. “Nosso trabalho pretende atenuar a atmosfera de sofrimento e esterilidade, típica do ambiente hospitalar, contribuindo para a recuperação e tratamento dos pacientes. Isso é feito melhorando a qualidade do humor de todos os envolvidos e ajudando na tarefa de promover bem-estar físico e psicológico”, esclarece.

Por causa da fácil e rápida transmissão do novo coronavírus, o grupo entrou em isolamento voluntário e está trabalhando remotamente, desde março. “Visitávamos dezenas de quartos por semana. Tínhamos contato, facilmente, com centenas de pessoas em um único dia. Para não suspendermos a iniciativa, decidimos passar a abastecer as redes sociais do projeto com vídeos de conscientização e prevenção à Covid-19 e, mais tarde, com o 'Correio Elegante' e a série 'Palhaços Emcaseirados'. Para agosto, estamos planejando uma nova programação de publicações", revela o bolsista.

Palavras-chave: Correio elegante Palhaços Visitadores Pediatras do Riso