Cepes/UFU divulga Índice de Preços ao Consumidor de julho

Levantamento do IPC aponta índice de 0,63% no mês passado; variação mensal é a mais alta do ano até agora

Publicado em 26/08/2020 às 10:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Nono webnário do Cepes foi apresentado pelo economista Pedro Henrique Martins Prado. (Arte: Divulgação)

O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri/UFU), realizou na última quinta-feira (20/08) o seu nono webnário. No seminário on-line foram divulgados os dados de julho de 2020 do Boletim do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC-Cepes) e do Boletim da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia.

O Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC-Cepes) apresentou, no último mês, variação de 0,63%, ficando 0,16 ponto percentual acima da taxa de 0,47% registrada em junho. Três dos nove grupos analisados pelo Cepes apresentaram aumento no preço, sendo eles “Alimentos e bebidas”, “Transportes” e “Habitação”. Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os valores coletados no período de 1° a 31 de julho em relação aos obtidos no período de 1° a 30 de junho.

Variação mensal de 0,63% foi a mais alta do ano até agora; a taxa é maior que a registrada no país. (Arte: Divulgação)

Devido à pandemia da Covid-19, a coleta presencial de preços nos locais de compra foi suspensa e tem sido realizada por telefone e por sites, entre outros meios. Pedro Henrique Martins Prado, economista e responsável pela divulgação destes boletins, explica que a partir dos dados coletados, os pesquisadores trabalham com diferentes indicadores para gerar um acompanhamento melhor dos dados de Uberlândia e poder traçar um bom panorama da economia do município.

Em julho, apesar da aceleração de preço do Grupo Alimentação e Bebidas, foi possível observar uma deflação significativa, ou seja, uma redução de preço, nos itens “Tubérculos, raízes e legumes” (10,91%) e “Frutas” (6,98%). Prado destaca que isso se deve mais à dinâmica de produção, relacionada ao clima, ao plantio e à colheita, do que à demanda local, sendo um comportamento sazonal dos itens.

Quando comparado com os índices nacionais de inflação, Uberlândia apresenta maior taxa pelo terceiro mês consecutivo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação do custo das famílias com renda mensal de um a cinco salários mínimos, foi de 0,44% em julho. Já na comparação com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que avalia os gastos das famílias com renda mensal de um a 40 salários mínimos, a taxa também é mais alta. No mesmo período mensal o índice atingiu 0,36%. De acordo com Prado, ao analisar esses dados, nota-se que Uberlândia apresenta uma variação de preços mais rápida do que o restante do país e isso pode estar relacionado à velocidade que medidas de isolamento social são tomadas em diferentes municípios brasileiros.

Velocidade das variações mensais pode estar relacionada com a forma de adoção de medidas de isolamento social. (Arte: Divulgação)

Cesta Básica de Alimentos e Salário Mínimo Necessário

O gasto mensal da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia em julho foi de R$ 432,46, com queda de R$ 14,10 em relação ao mês anterior. O boletim calculou também que o tempo médio de trabalho necessário para adquirir os produtos da cesta básica na cidade em julho, recebendo o salário mínimo, foi de 91 horas e 03 minutos.

A estimativa de salário mínimo necessário para uma família de dois adultos e duas crianças ou três adultos, na cidade de Uberlândia, ficou em R$ 3.633,09. O salário mínimo oficial (R$1.045,00) equivale a 28,76% do necessário, segundo a pesquisa, que avaliou o poder de compra no maior município do Triângulo Mineiro, durante o mês passado.

O Cepes está localizado na sala 132 do Bloco IJ do Campus Santa Mônica. Para esclarecer dúvidas ou fazer sugestões, entre em contato pelo telefone (34) 3239-4527 ou pelo e-mail cepes@ufu.br. Todos os boletins já divulgados pelo Cepes podem ser acessados no SITE DO IERI e os webnários anteriores estão disponíveis no CANAL DO INSTITUTO NO YOUTUBE.

Palavras-chave: IERI CEPES IPC Índice de Preços Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia