Pela primeira vez, uma consulta eleitoral junto à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para subsidiar a elaboração das listas tríplices para as nomeações de reitor e vice-reitor da instituição terá votação remota e on-line. Por meio do aparelho celular ou notebook, estudantes, técnicos administrativos e professores da UFU poderão depositar os seus votos eletronicamente. A jornalista Eliane Moreira, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), conversou sobre o processo com o professor Mauricio Cunha Escarpinati, diretor da Faculdade de Computação (Facom) e um dos integrantes da Comissão Eleitoral. Confira, abaixo.
Portal Comunica UFU - Como será a eleição na UFU?
Mauricio Cunha Escarpinati - Na verdade, o que a UFU realizará nos dias 17/09, em primeiro turno, e, havendo necessidade, no dia 24/9, em segundo turno, é uma consulta pública à comunidade universitária, a respeito do seu desejo sobre quais devem ser o reitor e o vice-reitor da nossa universidade durante a gestão 2020-2024. De posse dos dados dessa consulta, o Conselho Universitário (Consun) se reunirá para montar as listas tríplices, que serão enviadas ao Ministério da Educação, com a indicação do conselho sobre os nomes dos candidatos a ocupar estes dois cargos na referida gestão.
Que método será utilizado?
Para esta consulta, dada a crise imposta pela pandemia da Covid-19, a UFU optou por realizar sua consulta de forma on-line e remota; portanto, decidiu-se utilizar um sistema conhecido como "Helios-Voting", que tem sido amplamente utilizado em eleições e consultas públicas da mesma natureza, ao redor do mundo. Poderão participar da consulta todos os membros da comunidade acadêmica da UFU (discentes, docentes e técnicos administrativos) que estiverem com seus vínculos regulares e possuirem um e-mail institucional (...@ufu.br) também devidamente regularizado.
Serão urnas eletrônicas?
Sim, são urnas virtuais e eletrônicas que o próprio sistema disponibiliza a partir de uma configuração prévia. O eleitor, no dia da eleição, receberá em seu e-mail institucional, uma mensagem com as instruções para que registre seu voto. Neste e-mail, conterá uma identificação única e intransferível para o eleitor, uma senha e o link para que ele acesse a urna virtual e eletrônica. Neste link, o eleitor poderá registrar seu voto tranquilamente.
O sistema é seguro?
O Helios Voting tem ganhado renome em processos dessa natureza, exatamente pela sua simplicidade e robustez, quanto à confiabilidade e à inviolabilidade no registro dos votos dos eleitores. Ao se iniciar o processo da eleição, no momento da abertura das urnas, uma senha de criptografia é entregue ao presidente da comissão eleitoral e, ao final do processo, é com essa senha que será possível abrir as urnas e computar os votos eletronicamente depositados. A UFU, na tentativa de trazer uma segurança ainda maior para o processo, estabeleceu uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e será esta instituição quem rodará o algoritmo do Helios Voting para realização da nossa consulta eleitoral. A escolha da UFSC se deu por alguns motivos: eles possuem uma larga expertise no uso do Helios Voting para realização desse tipo de eleição; possuem instalada em seus servidores uma versão customizada do Helios Voting, ou seja, uma versão onde as telas com as instruções são amigáveis ao eleitor; e possuem uma sala de servidores devidamente monitorada, que trará maior segurança ao processo.
Haverá uma equipe de apoio para suporte?
Durante a campanha, a Comissão Especial Eleitoral trabalhará junto às pró-reitorias e ao Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) para auxiliar os eleitores, no processo de criação dos e-mails institucionais para os eleitores que ainda não o tem, ou regularização dos e-mails daqueles eleitores que estiverem com problema de acesso, bem como, esclarecer as dúvidas deles. Já nos dias de votação haverá uma equipe técnica na UFSC e outra aqui na UFU, acompanhando e monitorando todo o processo para que não haja nenhum problema de oferta dos serviços. Quanto à maneira de participar da eleição, serão produzidos inúmeros materiais de esclarecimento para a comunidade universitária, de modo que todos tenham a devida segurança sobre como utilizar o Helios Voting.
Tão logo termine a votação, em quanto tempo, por meio desse sistema, teremos o resultado da consulta eleitoral?
Após o encerramento do(s) período(s) de votação, o escrutínio pode ser realizado de imediato. Tão logo seja elaborado o relatório final e assinado pelas autoridades competentes, os resultados poderão ser divulgados.
Chapas que concorrem a consulta eleitoral *:
Chapa: uFUTURO
Chapa: ComUnidade UFU
Chapa: UFU para TODOS e TODAS
* Listadas por ordem alfabética dos nomes dos candidatos a reitor.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Consulta Eleitoral Remota sistema Helios Voting