Economia

Grupo de Alimentação e Bebidas é o maior responsável pela alta da inflação de setembro em Uberlândia

Conforme levantamento do Cepes/UFU, valor da cesta básica continua acelerando e tem variação acumulada de 4,49%

Publicado em 25/10/2020 às 23:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Foram divulgados na última sexta-feira 23 de outubro, pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômicos-Sociais da Universidade de Uberlândia (Cepes/UFU) o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice da Cesta Básica de Alimentos (CBA) de Uberlândia, referentes ao mês de setembro deste ano. A apresentação dos dados foi realizada por meio de webnário, apresentado pelo Pedro Henrique Martins Prado, um dos pesquisadores da equipe do Cepes.

O Grupo 1 (Alimentação e Bebidas) continua sendo o que mais acelera e que tem mais impacto no índice final. Além dele, o Grupo 2 (Habitação) também apresentou aumento: 0,81%. Quem segurou a aceleração do índice para um avanço mais severo na cidade de Uberlândia foram o Grupo 6 (Saúde e Cuidados Pessoais) e o Grupo 4 (Vestuário), com variações de -1,29% e -1,02% respectivamente.

Cesta Básica de Alimentos

A Cesta Básica de Alimento de Uberlândia também continua em aceleração. Segundo o boletim, o gasto mensal da CBA na cidade em setembro foi de R$ 449,68, o que representa aumento de 3,48% em relação ao valor do mês de agosto, R$ 434,55.

Os produtos da cesta básica responsáveis por este aumento são os mesmos responsáveis pela alta do mês anterior: arroz (18,67%), tomate (19,74%) e óleo de soja (24,60%).

O índice também apresenta o tempo médio de trabalho necessário para aquisição de uma cesta básica em Uberlândia, que foi de 94 horas e 40 minutos no mês de setembro. Comparando com o mesmo mês no ano anterior, o uberlandense teve que trabalhar mais 14 horas 25 minutos em setembro de 2020 para conseguir adquirir uma cesta básica.

O levantamento do IPC-Cepes é realizado desde o final da década de 70. Com as informações dos boletins apresentados pela pesquisa, tem sido possível realizar análises a partir do preço do município e acompanhar o custo de vida geral de Uberlândia.

Todos os boletins já divulgados pelo Cepes podem ser acessados no SITE DO IERI e os webnários anteriores estão disponíveis no CANAL DO INSTITUTO NO YOUTUBE.

Palavras-chave: IPC-CEPES inflação Cesta Básica consumidor