Servidor da UFU tem observatório astronômico em casa

O local iniciou suas atividades em 2016 e está situado em Monte Carmelo

Publicado em 09/11/2020 às 14:15 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Registro da ocultação de Marte em agosto de 2020. (Foto: Observatório Zênite)

Construído na casa de Carlos Palhares, técnico administrativo na área de tecnologia da informação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Campus Monte Carmelo, o OBSERVATÓRIO ZÊNITE começou a funcionar ativamente em 2016. O projeto nasceu do entusiasmo de Palhares pela astronomia. “Meu interesse surgiu ainda quando criança, procurando as constelações que via no Atlas, tentando identificá-las no céu”, relata o técnico e astrônomo amador.

O Observatório Zênite - palavra que, de acordo com Palhares, significa ponto mais alto do céu, acima das nossas cabeças, onde quer que você esteja - já registrou fotos de diversos objetos celestes como planetas, cometas e asteroides.

Carlos Palhares é técnico administrativo na área de tecnologia da informação (Foto: arquivo do pesquisador)

O servidor desenvolve um projeto de extensão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Monte Carmelo, que traz alunos de escolas da cidade para a UFU. Palhares carrega seu telescópio e oferece palestras sobre astronomia: “além de poder ver o espaço e os planetas, as crianças têm o contato direto com a universidade, coisa que até então, para eles, era muito distante.”

Com o objetivo de incentivar a prática da astronomia amadora e instruir as pessoas sobre o céu, Palhares continuou o projeto no período da pandemia através de lives abordando temas como LUA, SATURNO E JÚPITER.

Equipamentos estão instalados na casa de Carlos Palhares (Foto: arquivo do pesquisador)

Observatório fica na cidade de Monte Carmelo (Foto: arquivo do pesquisador)

Palavras-chave: Astronomia Observatório Monte Carmelo