Publicado em 05/11/2020 às 13:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29
Projeto iniciado em 2015, por iniciativa do grupo de pesquisa Spirax - coordenado pelo artista e professor Alexandre Molina, do Instituto de Artes (Iarte) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) -, a mostra "Paralela" cresceu e se tornou um evento tradicional. Se no começo o principal objetivo era compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular “Práticas em Dança II: performances do corpo”, do curso de Dança da UFU, atualmente são promovidos encontros anuais que estabeleceram a mostra como plataforma de intercâmbios em arte, conectando pessoas e lugares por meio da dança, em diálogo com outros fazeres artísticos.
"As ações previstas nesta plataforma reduzem fronteiras entre formação e atuação artística, fortalecendo as relações entre fazer e pensar arte na contemporaneidade, de modo integrado. Aqui, compartilhamos o interesse em superar desafios para o estabelecimento de novas possibilidades criativas. Buscamos, ainda, encontrar outros espaços de interação com o público, em que a criação na dança se estabelece na conexão com o exercício experimental dos meios digitais ou de suas possibilidades tecnológicas”, afirma Molina, que também atua como titular da Diretoria de Cultura da UFU (Dicult).
Para a edição de 2020, que será realizada entre os próximos dias 16 e 22 de novembro, a "Paralela" está contando, também, com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Uberlândia. A grande diferença está no formato do evento, que deixa de ser presencial, na UFU, e passa a ocorrer de modo virtual e remoto, em plataformas de videoconferência. Esta é mais uma medida preventiva no combate à pandemia da Covid-19.
Ao todo, serão ofertadas três oficinas, cuja seleção se deu em uma convocatória que teve curadoria de Alexandre Molina, Cláudia Müller e Marcelo Camargo. Molina explica que buscou-se por oficinas que estivessem atreladas à proposta do evento - de experimentar formatos digitais sobre dança, ciberespaço e motim. Como as datas e horários não são conflitantes, abre-se a possibilidade para participação em todas elas.
O período de inscrições vai até 8 de novembro, próximo domingo, às 23h59, bastando preencher os formulários disponíveis nas páginas do evento no INSTAGRAM e no FACEBOOK.
Confira, a seguir, todas as informações sobre cada uma das oficinas:
“Projeto Valor: ruminações em circuitos ideológicos”, por Clarissa Sacchelli (SP) e Laura Salerno (SP)
“Desaparecer é possível?”, por Renan Marcondes (SP)
“Emaranhadas: materialidades e meios”, por Jussara Belchior (SP) e Gabriel Machado (SP)
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: IARTE UFU dança inscrições mostra Paralela Oficinas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS