Rotulação é tema de performance

O objetivo da aula foi fazer as pessoas refletirem sobre a 'rotulação' (Foto: Fabiano Goulart)
O objetivo da aula foi fazer as pessoas refletirem sobre a 'rotulação' (Foto: Fabiano Goulart)
Começou nesta segunda-feira, 10 de outubro, a 8ª edição da PARALELA Plataforma de Arte. As atividades, que ocorrem em vários locais da cidade de Uberlândia, vão até sábado, dia 15. A edição conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Uberlândia, e com o apoio do Curso de Dança do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU). Todas as ações são de acesso gratuito para o público em geral.
A mostra Paralela, que em 2022 retorna o formato presencial, está com inscrições abertas para o envio de trabalhos artísticos para composição da programação desta que será a sua oitava edição. Serão selecionados quatro trabalhos artísticos, sendo duas propostas de artistas residentes em Uberlândia e as outras duas de artistas de outras cidades/estados; além de uma proposta de oficina.
A segunda edição do Prêmio Paralela de Criação em Dança ja deu início ao período de inscrições, recebendo propostas até o dia 31 de outubro. Artistas, produtores e agentes culturais de Uberlândia podem participar da ação, mas devem compor, no mínimo, 70% da equipe inscrita, para que artistas de outras cidades possam contribuir com o projeto. O concurso cultural vai ocorrer durante a 8ª edição da plataforma PARALELA e possui estreia presencial prevista de 16 a 21 de maio de 2022.
Em um panorama geral na área da Dança, existem atualmente 34 trinta instituições brasileiras que ofertam 49 cursos, entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo superior. Neste contexto, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferece, desde 2011, uma graduação que se concentra no bacharelado, com foco na criação, produção e pesquisa artística.
Foto: Arquivo/Acervo do Curso de Bacharelado em Dança da UFU
Raquel Urano, à esquerda, que pratica dança do ventre e Amanda Danuello, à direita, dançarina de pole dance. Fotos: Arquivo pessoal
A partir da noite desta segunda-feira (16/11), a mostra "Paralela” apresenta uma série de trabalhos artísticos selecionados por sua curadoria para a edição de 2020. Artistas de Pernambuco, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e outros estados nacionais expõem seus trabalhos no CANAL DO EVENTO NO YOUTUBE. Realizada desde 2015, é a primeira vez que a plataforma de arte ocorre de forma totalmente remota e on-line. O evento é gratuito e não há a necessidade de inscrição prévia.
Projeto iniciado em 2015, por iniciativa do grupo de pesquisa Spirax - coordenado pelo artista e professor Alexandre Molina, do Instituto de Artes (Iarte) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) -, a mostra "Paralela" cresceu e se tornou um evento tradicional.