Oitava Edição do Circulandô ocorre até esta quarta-feira, 7 de junho

Evento promovido pelo Curso de Dança da UFU acolhe trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes durante a graduação

Publicado em 17/05/2023 às 12:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Programação transcorre até o dia 7 de junho, em Uberlândia. (Imagem: Divulgação/Circulandô)

O Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se prepara para a 8ª Edição do Circulandô, um projeto de extensão que visa difundir os trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Ateliê do Corpo/Atuação. Sob a coordenação e orientação do professor Vanilto Alves Freitas - mais conhecido por seu nome artístico, "Vanilton Lakka" -, em colaboração artística com as também docentes da equipe do Curso de Dança Vivian Vieira Peçanha Barbosa e Carolina Nicolino Minozzi, o evento contempla uma programação diversificada e cheia de criatividade.

O Circulandô destaca-se por oferecer uma variedade de formatos artísticos, incluindo coreografias para palco italiano, instalações, vídeos e intervenções urbanas. Os trabalhos desenvolvidos pelos graduandos em Dança da UFU exploram a história pessoal de cada um, além das estéticas em que se identificam e investem ao longo de sua formação. A oitava edição do evento apresentará trabalhos que ocupam espaços físicos e abordam uma ampla gama de temas, resultando em uma programação multifacetada.

Dentre os destaques da programação desta edição, estão os seguintes trabalhos:

• "Emergente": obra projetada para palco italiano, interpretada por Nicolle Micaella, Yasmim Gusella e Gabriela Corrêa, com contribuições autorais e acompanhamento de Julia Silva;
  • "A Mulher no Breaking - Uma DESCONSTRUÇÃO": de autoria de Nathana Venâncio, este trabalho expõe os desafios enfrentados pelas mulheres, ao realizarem atividades que fogem dos papéis sociais definidos pela sociedade;
  • "Videomakers": criado por Augusto Moraes, este trabalho utiliza recursos digitais, como smartphones e armazenamento em nuvem, para produzir um produto coletivo;
  • "Transcendente": Aline Lima explora texturas e sonoridades de pequenas pérolas artificiais, criando um ambiente de sensações sonoras e visuais inusitadas;
  • "Rastro": Stéfany Antonia Silva materializa metaforicamente a corporificação das experiências de vida em nossas trajetórias individuais.

As apresentações dos trabalhos serão realizadas em três espaços diferentes da cidade de Uberlândia. Confira, abaixo:

• Na Sala Encenação do Bloco 3M do Campus Santa Mônica da UFU (Av. João Naves de Ávila, 2121 – Bairro Santa Mônica), em 19 de maio, às 20h30, haverá a apresentação de "Emergente"; já no Bloco 5U, no Curso de Dança, serão apresentadas: "Transcendente", em 24 de maio, às 19h; e "A Mulher no Breaking - DESCONSTRUÇÃO", no dia 30 de maio, às 19h30, na Sala Iluminação.
  • No Centro Municipal de Cultura (Praça Prof. Jacy de Assis, s/n – Centro), dois espaços serão utilizados: a Galeria Concreto abrigará a exposição de "Rastro", de 28 a 30 de maio; "Emergente" será apresentado no Cine Teatro Nininha Rocha, no dia 28, às 19h.
  • O Circulandô também terá uma etapa no Serviço Social do Comércio - Sesc (Rua Benjamim Constant, 844 – Bairro Aparecida), nos dias 1º e 2 de junho, com a obra "Rastro" , que ficará em exibição na Galeria Saguão; também no dia 2, haverá a apresentação de "Transcendente", às 20h, na Sala Ballet; finalizando a programação do Circulandô, nos dias 6 e 7 de junho, o Sesc receberá a exibição de "Videomakers" (às 18h, na Galeria Saguão) e "A Mulher no Breaking - DESCONSTRUÇÃO" (às 20h, na Sala Ballet) e no dia 7 de junho, às 18h30, na Sala Hip Hop.

"Todas as atividades do Circulandô são abertas ao público e têm entrada franca. A comunidade universitária e os moradores de Uberlândia e região são convidados a prestigiar e apoiar os estudantes do Curso de Dança da UFU. O Circulandô é uma oportunidade para apreciar a criatividade e expressão artística dos alunos, assim como valorizar a importância da dança e das artes na formação cultural da sociedade. Não perca essa oportunidade de vivenciar a diversidade artística e prestigiar os talentos emergentes da dança em Uberlândia", convida o professor Vanilton Lakka.

Mais informações sobre a 8ª Edição do Circulandô podem ser obtidas aqui.

Palavras-chave: UFU dança atuação Circulandô Centro Municipal de Cultura SESC