Pular para o conteúdo principal
Mobilidade Acadêmica

Editais oferecem a estudantes da UFU oportunidades de intercâmbio em 2023

Chamadas complementares lançadas pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais disponibilizam vagas em países de língua oficial portuguesa e na América Latina

Publicado em 23/03/2023 às 11:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Vagas ofertadas são em Moçambique, Portugal e Uruguai. (Imagem: Freepik)

Durante a graduação, muitos discentes possuem o objetivo de cursar parte da trajetória acadêmica em outra universidade, seja no Brasil ou até mesmo no exterior, com objetivo de ampliar o conhecimento e a experiência.

A melhor alternativa para conseguir seguir com os estudos em uma instituição de ensino estrangeira é o intercâmbio. É neste cenário que surgem as oportunidades ofertadas pelos editais de mobilidade acadêmica disponibilizados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Somente neste mês de março, a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), junto ao seu Comitê de Programas de Mobilidade (CPM), tornou pública duas chamadas complementares para um desses editais de pré-seleção de discentes de graduação da UFU.

 

Oportunidade na América Latina

Um deles é o Edital DRII Nº 4/2023, que estabelece a terceira chamada complementar ao Edital de Credenciamento DRII Nº 17/2022, referente ao Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica (Puma), e que promove a mobilidade acadêmica para o desenvolvimento de missões de estudo em universidades da América Latina.

O certame disponibiliza uma vaga na Universidad de la Republica, localizada em Montevidéu, capital do Uruguai. Para se candidatar, o interessado deve possuir proficiência em Língua Francesa, em nível igual ou superior a A2, e também em Língua Espanhola, em nível igual ou superior a B2.

Além disso, é necessário ser discente regularmente matriculado em algum curso de graduação da UFU que seja elegível à vaga, ter condições de cumprir pelo menos um semestre letivo na UFU após o término do período de mobilidade, ter entre 40% e 80% de conclusão do curso no ato da inscrição e cursar ao menos três disciplinas na instituição de acolhimento. Os cursos elegíveis para a mobilidade estão especificados no Anexo III da chamada complementar -acesse o link, no final deste texto.

Outro requisito para a admissão no programa é ter sido contemplado pelo Edital de Credenciamento DRII Nº 17/2022. As inscrições vão até 28 de março e devem ser feitas de forma remota, a partir do envio de e-mail para o Setor de Protocolo da UFU: sepro@reito.ufu.br.

A mensagem deve conter o formulário de inscrição, termo de compromisso, atestado de matrícula atualizado, histórico acadêmico original atualizado com o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), certificado de vacinação contra a covid-19 emitido por autoridades de saúde, comprovantes de proficiência em língua estrangeira, Carta Compromisso preenchida e assinada pelo candidato, além de fotografia colorida em tamanho 3x4.

Após o envio da inscrição, o resultado final da pré-seleção será divulgado em 6 de abril. Os candidatos selecionados pela chamada complementar deverão submeter os documentos para a candidatura junto ao Puma até o dia 16 do mesmo mês e o resultado da seleção do programa será divulgado no dia 28.

Quem for selecionado para ingressar na Universidad de la Republica deverá iniciar as aulas, no Uruguai, em agosto de 2023. Além disso, o discente usufruirá de isenção de taxa de matrícula na instituição de acolhimento, alimentação e alojamento em residência universitária ou apoio equivalente financiados pela instituição de acolhimento, passagens aéreas financiadas pela UFU e auxílio extraordinário em parcela única financiado pela Agencia Universitaria de la Francofonía (AUF).

 

Oportunidade em Portugal e Moçambique

O segundo edital aberto é o Edital DRII Nº 5/2023, que anuncia a quinta chamada complementar ao Edital de Credenciamento DRII Nº 17/2022. O documento oferece oportunidade de intercâmbio em países de língua oficial Portuguesa e em Macau, Região Administrativa Especial localizada na China, por meio do Programa de Mobilidade AULP.

Estão disponíveis duas vagas de ensino presencial em Moçambique, na Universidade Pedagógica de Maputo. Além disso, há a possibilidade de estudo em 13 instituições de ensino de Portugal, entre escolas, institutos e universidades, com a disponibilidade de duas vagas por academia.

Para a participação no processo, é necessário que o interessado seja discente regularmente matriculado em algum curso de graduação da UFU elegível, tenha sido credenciado pelo Edital de Credenciamento DRII Nº 17/2022, tenha condições de cumprir um semestre letivo na UFU após o término do período de mobilidade, tenha integralizado de 40% a 80% do curso no ato da inscrição e não tenha participado do Programa Mobilidade AULP em edições anteriores.

As inscrições estão abertas até 30 de março e também devem ser feitas a partir de envio de e-mail para o Setor de Protocolo da UFU. No correio eletrônico, o candidato deverá inserir o formulário de inscrição contendo o termo de responsabilidade e a sua autodeclaração. Além disso, é necessário anexar o termo de compromisso, atestado de matrícula atualizado, histórico acadêmico original atualizado com o CRA e certificado de vacinação contra a covid-19 emitido por autoridades de saúde.

A divulgação do resultado final da pré-seleção será em 17 de abril, com o prazo previsto para as inscrições junto ao programa terminando em 1º de maio. Informações a respeito de cursos elegíveis e data de início das aulas na instituição de acolhimento devem ser observadas pelo candidato no site da AULP.

O período previsto para realização da mobilidade acadêmica é de aproximadamente seis meses. O discente selecionado para participar do programa poderá usufruir de isenção de taxas, alimentação e alojamento em residência universitária ou apoio equivalente, conforme disponibilidade da instituição de acolhimento.

Já as despesas necessárias para participação, como as com visto, passagens, local de hospedagem no país de destino (caso preciso) e seguro de vida e saúde são de responsabilidade do selecionado.

 

>>> Confira os Editais das Chamadas Complementares:

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: UFU DRII intercâmbio Mobilidade acadêmica Mobilidade Internacional

A11y