UFU abre primeiro doutorado em Artes Cênicas de Minas Gerais

Diversas atividades durante o mês de agosto marcam o início do curso em 2024/2. Já está aberto também o edital para a segunda turma, com ingresso em 2025/1

Publicado em 26/08/2024 às 12:46 - Atualizado em 27/08/2024 às 08:23

Entre conferências internacionais, apresentação de cenas e outras atividades previstas na programação, os professores Maria do Socorro e Narciso Telles realizaram a primeira de cinco rodas de conversa com professores do curso. (Foto: João Damasio)

De 12 a 30 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAC/UFU) está desenvolvendo diversas atividades que marcam a abertura de seu curso de doutorado, o primeiro em Minas Gerais focado especificamente nesta área de estudos.

A UFU já oferta o curso de mestrado na área desde 2016, quando foi desmembrado do Programa de Pós-graduação em Artes, que abrange outras áreas artísticas. Com a abertura do doutorado, egressos e outros profissionais podem continuar sua formação, principalmente os que residem na região.

De acordo com a coordenadora do curso, Paulina Maria Caon, “a gente tem na região muita gente formada, pessoas que são egressas e podem vir agora fazer o doutorado, pois já têm vínculos aqui, trabalham aqui, continuam tendo uma vida na região e é muito bacana elas poderem cursar o doutorado aqui, não ter que se deslocar, financeiramente, profissionalmente”.

Para marcar a abertura do curso, foi organizado um ciclo de atividades. Nesse período, “além de dar as boas-vindas a quem está chegando no curso de doutorado, pensamos em ações abertas para estudantes da graduação e para o público da cidade saber do que trata nosso curso”, explica a professora Mara Leal, organizadora do evento.

Professora Mara Leal fala ao público
A professora Mara Leal organizou a programação das atividades de abertura do doutorado. (Foto: arquivo pessoal)

Programação

A primeira semana foi marcada por atividades direcionadas ao grande público, como a solenidade de abertura, que teve a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU, Thiago Paluma; o coordenador do Instituto de Artes (Iarte/UFU), Jarbas Siqueira Ramos; a coordenadora do PPGCA, Paulina Maria Caon; e a representante da Associação de Pós-graduandos (APG/UFU), Whander Allípia Sulurico.

Após a abertura, a Sala Ana Carneiro, no Bloco 3M, também acolheu a conferência inaugural, proferida pela professora Carla Pessolano, da Universidade de Buenos Aires (UBA). Já a Aula Magna, com o professor Érico José, da Universidade de Brasília (UnB), foi realizada no auditório B do Bloco 5O, ambos no Campus Santa Mônica.

Na segunda semana, os professores do PPGAC/UFU organizaram apresentações e rodas de conversa. “Nossas pesquisas são teórico-práticas, então esse espaço foi dedicado para que os professores da casa pudessem apresentar suas perspectivas para essa turma que está entrando”, ressalta Leal.

A última semana de atividades, também aberta ao público, contará com um colóquio internacional Gerard Samuel, da University of Cape Town, da África do Sul. Na terça-feira (27), Samuel fará uma palestra sobre “O corpo como caminho para uma educação contemporânea”, que repercutirá no colóquio na quinta-feira (29) e sexta-feira (30), na Sala Interpretação, localizada no Bloco 3M.

A programação completa, com os horários, pode ser acessada no site do PPGCA.

Nova turma em 2025/1

Além dos ingressantes em agosto, o PPGAC/UFU já se prepara para receber novos alunos. Está disponível o edital de seleção para uma nova turma em 2025/1. As inscrições ocorrem entre 16 e 27 de setembro e os interessados podem consultar as informações diretamente no site do Programa ou no QRCode abaixo.

Divulgação com qrcode para acesso ao edital de ingresso no PPGAC
Inscrições para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado em Artes Cênicas da UFU em 2025/1 podem ser realizadas de 12 a 16 de setembro. (Imagem: Divulgação)

O programa trabalha com duas linhas de pesquisa para o estudo das artes cênicas: uma sobre poéticas e linguagens da cena e outra sobre conhecimentos e interfaces da cena. Os projetos a serem submetidos precisam ser vinculados a uma dessas duas grandes temáticas, que também acolhem as especialidade de orientação dos docentes do curso.

Palavras-chave: Artes Cênicas teatro dança doutorado edital