Lançamento

Egressos do curso de Teatro da UFU lançam caderno de memórias de obra sobre bullying no ambiente escolar

Espetáculo “O Dia de Alan” foi apresentado em escolas do ensino básico de Uberlândia

Publicado em 22/12/2020 às 10:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Foi realizado, no dia 12 de dezembro, o lançamento do livro O dia de Alan. O livro registra como foi o processo de concepção, criação, produção e circulação do espetáculo “O dia de Alan” uma adaptação da obra de Vladmir Capella apresentada por alunos do curso de Teatro da UFU.

O projeto teve início no segundo semestre de 2017, dentro da disciplina de Estágio Supervisionado de Atuação em Espaços Escolares de Práticas Teatrais I, no curso de Teatro da UFU. O espetáculo foi apresentado dentro de sala nas escolas de educação básica de Uberlândia. Viabilizado pelo Projeto Institucional de Apoio à Cultura Estudantil (Piac-UFU) o projeto foi executado em 2018 e 2019.

A peça aborda a temática das relações na sala de aula, do diferente no contexto escolar, através da história de Alan, personagem principal da trama, que se apresenta como díspar aos demais estudantes de sua classe. Por ser diferente, Alan acaba sofrendo uma série de ataques por parte de professores e estudantes com os quais convive na escola.

Segundo Thiago Henrique Fernandes, egresso do curso de teatro e doutorando na UFU, a ideia do livro surgiu a partir da observação do público nas apresentações nas escolas. “O espetáculo impactava as pessoas pois aborda o bullying no ambiente escolar” disse Thiago. Ele, que fez parte do elenco em alguns momentos, também comentou sobre a vitória de manter o espetáculo circulando durante 3 anos. “Como é um espetáculo originado de uma disciplina do curso de teatro, foi difícil continuar após o término da disciplina, mas com o apoio da Piac, conseguimos manter a apresentação da peça”.

A estruturação do livro foi realizada por Lucas Larcher, Camila Amuy e Thiago Fernandes, que conduziram a produção da obra. Todos eles participaram em algum momento na peça em si, e acabaram se aventurando a colocar essa experiencia no papel. Além de textos dos três, a obra apresenta relato de vários outros integrantes que passaram pelo espetáculo durante esses 3 anos.

Você pode acompanhar a trajetória dessa peça pelo perfil no Instagram @odiadealan. Na página na rede social você tem acesso à registros de ensaios, produção, apresentação da peça desde 2018.

O livro está disponível em preço popular à R$ 10,00 e pode ser solicitado diretamente pelo WhatsApp (34) 9 9813-7584 ou também pelo perfil do Instagram @odiadealan

Palavras-chave: teatro lançamento de livro bullying ambiente escolar PIAC PROEX UFU