Docente da Eseba encena espetáculo sobre relações familiares inédito no Brasil

Com Getúlio Góis no elenco, 'Melhores Irmãos', de Daniel MacIvor, conta a história de dois irmãos e como eles reagem à morte inesperada de sua mãe. Espetáculo tem apresentações nos dias 15, 16, 22 e 23 de abril

Publicado em 14/04/2023 às 16:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Getúlio Góis e Samuel Giacomelli são os atores da peça. (Foto: Rafael Michalichem)

Amilton e Caio são irmãos com personalidades muito diferentes que, de repente, precisam lidar com o falecimento de sua mãe, Margaret Best, além de cuidar de Enzo, um cachorro muito agitado. É assim que começa a história de "Melhores Irmãos", de Daniel MacIvor, que será apresentada pela Cia. Líquida de Teatro nos dias 15, 16, 22 e 23 de abril, no Cineteatro Nininha Rocha, em Uberlândia. A peça é uma comédia agridoce inédita no Brasil que mostra como os laços afetivos podem ser retomados e transformados nos momentos mais inesperados.

O espetáculo é estrelado pelos atores Getúlio Góis e Samuel Giacomelli, com direção de Rafael Michalichem. Os personagens da história enfrentam velhas brigas enquanto revivem as memórias de sua mãe. “A família Best, retratada na peça, tem suas peculiaridades, mas representa bem a diversidade singular que existe em muitas famílias. Um irmão mais certinho, outro mais desorganizado, um cãozinho travesso e uma mãe que viveu experiências excêntricas: esses personagens celebram as diferenças que existem em cada grupo familiar. Quem tem mãe, irmão ou cachorro vai gostar!”, destaca o diretor. Para assistir à peça, é necessário adquirir os ingressos no Sympla.

"Melhores Irmãos" é uma tradução da obra original "The Best Brothers", escrita por Daniel MacIvor e estreada no Canadá em 2012. Além de ser um dramaturgo renomado, Daniel também é ator e diretor, e suas peças já foram apresentadas em diversos países, como Reino Unido, Alemanha, França, Israel, Austrália e Japão.

No Brasil, a peça foi traduzida por Marco Antonio Sousa, que enfrentou o desafio de apresentar o texto para uma montagem nacional, por meio de uma linguagem que pudesse se comunicar com um novo público, mantendo o humor e o sarcasmo da versão do autor. Para realizar a tradução, foi necessário estabelecer conexões linguísticas e culturais que ambientassem a realidade retratada ao contexto do público brasileiro. Alguns exemplos são a localização da peça, que originalmente acontece em Toronto, no Canadá. Como a versão brasileira é localizada em São Paulo, esportes como patinação artística e curling se tornaram balé e tênis de mesa e os zumbis de Halloween se tornaram lobisomens de Carnaval. “É importante esclarecer que a tradução de uma peça não é o simples transporte de um conteúdo para uma nova língua, mas a criação de um novo texto que preserva os vínculos com o texto original e, ao mesmo tempo, dialoga com uma nova realiade”, comenta Marco Antonio.

A versão brasileira de "Melhores Irmãos" ganha ainda mais vida com uma nova canção original composta pelo músico André Salomão especialmente para o espetáculo, e inspirada pela história de Magá e seus filhos. A composição, intitulada "Me fez mãe", conta com a participação de Viviane Rodrigues e será lançada durante a temporada de estreia da peça.

"Melhores Irmãos" é viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Uberlândia. A peça conta com o apoio da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), do Estúdio Mundo da Lua e da organização SOS Pet Uberlândia.

Representante da UFU

Getúlio Góis é doutor em Artes Cênicas pelo Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Natural de Ituiutaba, atua desde 1996 como professor, ator e diretor de teatro. Pesquisa processos de criação, improvisação e teatro infanto-juvenil com adolescentes na Eseba, desde 2010.

A Cia. Líquida de Teatro marca presença no cenário teatral de Uberlândia, desde 2015, com a estreia de seu primeiro espetáculo, "Liquidados". Em 2016, o grupo renovou-se estética e tematicamente com "O Homem que Mastigava Planetas". Ambos os espetáculos pesquisam, na prática, a criação dramatúrgica diretamente ligada ao processo de encenação. Em 2023, o novo desafio está em traduzir e encenar o texto "The Best Brothers" (título original de 'Melhores Irmãos"), de Daniel MacIvor, para uma linguagem que dialogue com o público brasileiro em toda a profundidade e graça que o texto original transmite.

Palavras-chave: teatro espetáculo Eseba UFU Getúlio Góis Melhores Irmãos