Campus Santa Mônica

Universidade Federal de Uberlândia terá teatro e sala de cinema

Publicado em 14/08/2023 às 15:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:03

Planta do teatro

Talvez você não saiba, mas já pode ter, literalmente, “pisado” sobre o teto de um teatro na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O novo equipamento fica localizado no subsolo do Bloco 5R do Campus Santa Mônica e muita gente ainda não sabe que, em um futuro próximo, ali será o Teatro de Uberlândia. É o que comenta o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira: “A universidade é um bem público e, como bem público, ele [o teatro] é da sociedade. É um laboratório para formação, para os projetos de extensão com a comunidade externa, com a Escola  de Educação Básica, com os movimentos sociais, para circulação de peças do circuito nacional; um equipamento cultural para a cidade, porque passa a ser o segundo maior teatro de Uberlândia.”

Palco do teatro. (Foto: Arquivo/Prefeitura Universitária)

O prédio que abriga o teatro possui três pisos de salas de aula. A construção está pronta, faltando agora o acabamento, etapa que inclui: piso, pintura, palco, iluminação, sistema de madeiramento, acústica, camarins, cortinas e as poltronas (que já foram adquiridas). Os equipamentos básicos de iluminação cênica já estão em posse da universidade e a previsão é que o espaço seja inaugurado no segundo semestre de 2024.

Os degraus da plateia estão em contrapiso. (Foto: Arquivo/Prefeitura Universitária)

O teatro começou a ser construído em 2009, no âmbito do Reuni, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais; no entanto, as obras foram interrompidas em 2012, por falta de recursos. “Desde então, a UFU vem empreendendo esforços para buscar formas de conclui-las. Isto ocorreu agora, com este recurso de R$ 1 milhão do Ministério da Educação, por meio da intervenção da deputada federal Dandara e esforços da Prefeitura Universitária e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil”, detalha Silveira.

Estruturas disponíveis

Hoje, Uberlândia conta com o Teatro Municipal (na Avenida Rondon Pacheco), o Teatro Nininha Rocha (no Centro Municipal de Cultura), o Teatro de Bolso (no Mercado Municipal) e o teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU (no Bairro Shopping Park). O diretor de Cultura da UFU, Alexandre Molina, esclarece que a instituição não possui um teatro; o que ela tem até o momento é um "teatro-laboratório", vinculado ao Curso de Graduação em Teatro, para atender basicamente as atividades formativas do curso, além de um anfiteatro localizado no bairro Roosevelt. “Com isso, a UFU fica extremamente limitada em acolher produções cênico-musicais e, ainda, promover a difusão das criações artísticas realizadas por seus agentes culturais”, aponta.

Com capacidade para 215 pessoas, o Teatro da Universidade Federal de Uberlândia vai preencher uma lacuna, por ser o único da cidade de médio porte. “A UFU precisa de um espaço dessa natureza, porque nós temos cursos de graduação de formação profissional na área das artes das cenas, como são os casos de Teatro, Dança e Música. Então, um espaço como este pode contribuir para acolher as produções desses cursos e oferecer um ambiente de profissionalização mais adequado para os futuros profissionais egressos desses cursos, para que tenham durante sua formação essa experiência de ter um trabalho de passar por um ambiente profissional de apresentação das suas produções”, comemora o diretor.

Sobre a Sala de Cinema da UFU

Osvaldo Emery (à direita, na foto), representante do Iphan. (Foto: Arquivo/Dicult)

Os recursos vindos do Ministério da Educação vão contribuir, também, em outro equipamento cultural: a reforma do auditório da Biblioteca Central do Campus Santa Mônica, que passará a ser a Sala de Cinema da UFU. “O espaço que havia sido destinado para esta sala, no Bloco 5R, foi utilizado para outra finalidade", explica Molina.

A Sala de Cinema terá capacidade para 80 lugares. Em julho passado, o arquiteto Osvaldo Emery, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), esteve na UFU para uma visita técnica ao local, onde hoje funciona o Auditório da Biblioteca. Ele é especializado em ambientes de salas de cinema e veio para orientar a equipe da universidade sobre a reforma do espaço e garantir que o ambiente esteja adequado para receber os mais diversos públicos. “A vinda do arquiteto foi para nos orientar tecnicamente sobre o que a reforma deve contemplar para que o auditório se torne, de fato, uma sala de cinema e um ambiente profissional na área de difusão da produção cinematográfica”, ressalta do diretor de Cultura. Assim como o Teatro da UFU, a Sala de Cinema deve ser inaugurada em meados de 2024.

Palavras-chave: teatro Sala de Cinema dicult PROEXC UFU