Questionário

Plano de Ação 2021-2025 da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil está aberto à participação

Contribuições podem ser enviadas até a próxima sexta-feira (14/05), via preenchimento de formulário on-line

Publicado em 10/05/2021 às 10:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

É por meio de um formulário on-line, disponibilizado na página da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) que será possível avaliar os diversos serviços oferecidos por ela, tais como: Auxílios Moradia, Alimentação, Transporte Municipal ou Intermunicipal, Creche, Acessibilidade, Mobilidade Nacional ou Internacional e Inclusão Digital. O prazo para contribuições vai até até 14 de maio de 2021.

Este formulário, aberto às comunidades universitária e externa, servirá para balizar um plano de ação, um documento de planejamento com metas e objetivos a serem implementados durante a gestão. “Por meio deste documento, será possível identificar as fragilidades e potencialidades em cada área de atuação da Proae e sua incorporação no Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide) 2022-2027 da instituição”, enfatiza a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Calderari.

De acordo com Calderari, "o formulário deverá ser preenchido para que possamos tanto avaliar as ações nas áreas de atuação previstas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), mas, também, de propostas a serem continuadas, readaptadas ou iniciadas nos próximos anos na política de Assistência Estudantil da UFU”. Os apontamentos levantados neste formulário serão encaminhados ao Fórum de Assuntos Estudantis - FAEs (modalidade remota), para o desenvolvimento do diálogo e a transparência de informações entre a Proae e as representatividades estudantis.

O plano de ação contempla a elaboração do diagnóstico e da avaliação das ações realizadas nos últimos anos, que subsidiam a criação de metas e objetivos para cada área de atuação, em forma de cenários e prioridades de atuação da pró-reitoria. “As áreas de atuação como a moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acessibilidade serão analisadas para que possam atender aos estudantes de forma mais assertiva e eficiente”, ressalta a pró-reitora.

O formulário contempla, ainda, consulta sobre a elaboração dos editais, a participação no calendário temático da Proae, o conhecimento sobre as resoluções existentes, entre outras questões que possam auxiliar as equipes técnicas na estruturação ou adequação de suas ações junto à categoria estudantil.

E como direcionar estas ações em um momento de restrição e dúvidas com relação ao orçamento da UFU? Calderari esclarece que “o plano de ação tem exatamente essa missão, a de conseguir prever cenários a serem implementados; ou seja, é impossível executar uma ação futura, sem o seu devido planejamento e preparação com antecedência, mesmo que buscando sua adequação em diversos cenários, inclusive orçamentários". Ela acrescenta que o plano busca entender onde a universidade quer chegar à Assistência Estudantil e suas interfaces, além de definir caminhos a serem alcançados nos próximos anos.

Desta forma, a pró-reitora ressalta que “a participação de toda a comunidade é fundamental para entendermos e garantirmos a oportunidade de participação de todos, valorizando a opinião de cada um e possibilitando a construção de propostas de forma participativa e colaborativa; assim, colaborando para que as ações e suas atividades estejam compatíveis com as reais necessidades, os anseios e desejos dos estudantes da UFU, mas também que possam buscar soluções de encaminhamentos que nortearão a reestruturarão do uso dos recursos orçamentários e financeiros pré-estabelecidos pelo PNAES e pela própria UFU”.

Finalizando, Eliane Calderari ressalta que se trata de um momento muito importante para a garantia do protagonismo dos principais interessados nas ações e atividades da Proae, que são os acadêmicos da UFU, e que eles possam claramente nos apontar onde a pró-reitoria está acertando e onde precisa avançar. Daí a relevância de que todos preencham o questionário avaliativo.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Plano Ação 2021-2025 Proae UFU questionário