Celin

Central de Línguas da UFU abre vagas para cursos de Português para Estrangeiros e Introdução ao Grego do Novo Testamento

Aulas dos ingressantes terão início já neste mês de agosto

Publicado em 05/08/2021 às 16:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Imagem: Divulgação

A Central de Línguas da Universidade Federal de Uberlândia (Celin/UFU) torna público o processo de inscrição nos seus cursos de “Português para Estrangeiros” e “Introdução ao Grego do Novo Testamento”. O candidato interessado em se inscrever em alguma dessas modalidades deve se atentar às datas de inscrições e cronogramas, uma vez que cada curso apresenta uma estrutura diferente.

• Curso de Português para Estrangeiros

O Curso de Português para Estrangeiros, promovido pela Celin em 2021, será divido em duas modalidades que se diferenciam em objetivo e horários de realização. Confira, a seguir:

1. Modalidade 1: Essa modalidade do curso de Português para Estrangeiro visa à aprendizagem da gramática básica do português do Brasil para alunos estrangeiros interessados em aprender o idioma. O principal objetivo é qualificar os alunos para o domínio da língua portuguesa e inseri-los na realidade sociolinguística e cultural brasileira. O curso está previsto para ser realizado em três módulos e terá suas aulas ministradas nas terças e quintas-feiras, das 16h às 17h20. A modalidade 1 terá início no dia 17 de agosto e término em 23 de novembro, com carga horária de 60 horas, divididas entre aulas síncronas (em tempo real, via plataforma virtual) e atividades assíncronas (atividades on-line, fora do horário de aula). Total de vagas: 30;
  2. Modalidade 2: Essa modalidade do curso de Português para Estrangeiro será realizada com o intuito de qualificar os alunos estrangeiros da UFU para que obtenham êxito na qualificação exigida pelo Exame de Proficiência em Português, o CELPE-Bras. O curso está previsto para ser realizado em três módulos e terá suas aulas ministradas nas segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h20. A modalidade 2 terá início no dia 16 de agosto e término em 17 de novembro, com carga horária de 60 horas, divididas entre aulas síncronas (em tempo real, via plataforma virtual) e atividades assíncronas (atividades on-line, fora do horário de aula). Total de vagas: 40.

Atenção: Ambas as modalidades do curso serão realizadas de maneira remota e as pessoas interessadas devem realizar a inscrição na Área do Aluno, no site da Celin. Além da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, os estudantes devem realizar o pagamento de mais quatro parcelas de R$ 113,03.

• Curso de Introdução ao Grego do Novo Testamento

Com 20 vagas, o curso de Introdução ao Grego do Novo Testamento objetiva estudar tópicos básicos de gramática do Grego koiné, que permitam instrumentalizar a leitura do Novo Testamento da Bíblia. A disciplina de Introdução ao Grego do Novo Testamento é fundamental para a introdução ao estudo da gramática do Grego koiné. Esse aprendizado visa a permitir a leitura do Novo Testamento na língua original em que foi escrito, a fim de permitir um conhecimento aprofundado do Cristianismo primitivo, em particular, e da Cultura grega helenística, em geral.

As pessoas interessadas devem realizar a inscrição na Área do Aluno, no site da Celin. Sempre às quintas-feiras, das 19h às 20h20, as aulas on-line terão início no dia 19 de agosto e término em 4 de novembro, totalizando carga horária de 30 horas. Além da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, os interessados deverão realizar o pagamento de R$ 225,55 (valor total do curso).

Palavras-chave: CELIN grego Português para Estrangeiros