O Comitê de Monitoramento à Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou, em 23 de novembro, a Nota Técnica 05 - GT Científico - Novembro/2021 e a 3ª edição do Protocolo de Biossegurança | COVID-19 | UFU, após as indicações das Comissões Internas de Biossegurança das unidades administrativas e unidades acadêmicas da universidade, com vistas ao retorno seguro às atividades presenciais na instituição, no formato híbrido, a partir desta segunda, dia 29.
Elaborada pelo Grupo de Trabalho (GT) Científico do comitê, a Nota 5 apresenta a atual situação epidemiológica de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, municípios onde se encontram os campi da UFU.
Segundo o presidente do Comitê de Monitoramento à Covid-19 - UFU, Armindo Quillici Neto, a Nota Técnica Nº5 esclarece em que fase do protocolo a UFU se encontra e baliza as medidas de segurança para esta nova etapa. “A partir de 29 de novembro passamos à terceira etapa da fase 2 do protocolo, e o momento atual é de implementação dos protocolos internos de biossegurança das Unidades Acadêmicas e das Unidades Administrativas e tudo que temos discutido e trabalhado; temos verificado um avanço na melhoria das condições para o retorno presencial seguro, tanto para o trabalho de docentes e técnicos, quanto nas condições para os estudantes da universidade”, afirma.
Ainda de acordo com o presidente, a UFU mantém no seu protocolo a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento de um metro entre pessoas. “Não podemos aliviar ou descuidar quanto aos cuidados em relação à pandemia”, orienta.
Nesta etapa – seguindo a Resolução Consun Nº 17, de 27 de setembro de 2021 – a universidade retorna às atividades teórico-práticas e práticas da graduação, sendo que as disciplinas teóricas permanecem no formato remoto; o que caracteriza o modelo híbrido.
“O Comitê da UFU está monitorando as notícias internacionais em relação à pandemia e acompanha as ações dos comitês municipais das cidades onde a UFU está presente fisicamente. Orientamos às pessoas para que acessem a página do comitê e mantenham as medidas de segurança recomendas”, finaliza Quillici Neto.
>>> Leia também:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Covid 19 Protocolo de Segurança Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU