Institucional

Conselho Universitário aprova doutorado no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Matemática

Consun também aprovou a renovação do credenciamento da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU)

Publicado em 20/12/2021 às 08:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A reunião foi realizada de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

Na última reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU), realizada na sexta-feira, 17/12, os conselheiros aprovaram a minuta de resolução de criação do Curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Matemática de Minas Gerais (PPGMM-MG). A relatora do processo foi a docente Líbia Diniz Santos, da Faculdade de Engenharia Química.

O programa, que também teve seu regimento aprovado pelos conselheiros, é coordenado, inicialmente, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem a UFU como uma das instituições mineiras associadas.

Um dos objetivos do PPGMM-MG é incentivar a pesquisa, a colaboração e o intercâmbio entre os pesquisadores e os discentes envolvidos, visando potencializar a formação de recursos humanos de alto nível e aumentar a produtividade científica na área de Matemática em Minas Gerais e no país.

O diretor da Faculdade de  Matemática (Famat) da UFU, Vinícius Vieira Fávaro, afirmou, após a aprovação da minuta no Consun, que a faculdade tem “muita esperança” no programa. “Vai ser um benefício não só para a UFU, como para as outras universidades”, declarou.A implementação e aprovação do curso, no entanto, serão consolidadas após parecer conclusivo do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A UFU terá 12 meses (prorrogáveis por igual período) após a homologação do parecer favorável pelo Ministério da Educação para dar início ao funcionamento do curso.

O Consun também aprovou a renovação, por mais cinco anos, do ato de credenciamento da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) junto aos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) como fundação de apoio à UFU.Durante a reunião do Consun, realizada de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus, foi comunicada a substituição de Newton Pereira Júnior por Luciano Martins da Silva na Superintendência do Hospital de Clínicas (HC/UFU). Silva é Cardiologista e já foi diretor técnico do HC.

Palavras-chave: Consun Reunião Conselho Universitário