Pular para o conteúdo principal
Gestão

Saiba como foi a primeira reunião do ano do Conselho Universitário

Conselheiros abordaram questões financeiras, mudanças no vestibular e recurso de professor

Publicado em 25/02/2017 às 09:55 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Reunião do Consun nesta sexta também foi a primeira comandada pelo reitor Valder Steffen

A primeira reunião do Conselho Universitário (Consun) da UFU em 2017 aconteceu nesta sexta-feira (24/02), às 14h, no Campus Santa Mônica. Também foi a primeira reunião presidida pelo reitor Valder Steffen Júnior, acompanhado da nova equipe de pró-reitores.

Steffen destacou os desafios do início de sua gestão, que completa dois meses. O maior deles até aqui tem sido a busca de uma solução para a ocupação da área do Campus Glória pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Brasil. No momento, a universidade busca uma alternativa por meio da Medida Provisória editada em 23 de dezembro de 2016, que facilita a regularização fundiária em áreas urbanas (MPV 759/2016). Com a possível regularização, a área passaria à Prefeitura Municipal e, a partir disso, o Ministério das Cidades e a Secretaria Estadual de Habitação buscariam recursos para urbanizar o local.

Os representantes dos alunos no conselho falaram sobre os atrasos nos pagamentos das bolsas dos estudantes nos primeiros meses desse ano e sobre as dificuldades, em alguns cursos, de garantir a reposição das atividades acadêmicas referentes ao período de greve do fim do ano passado.

A pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari, explicou que o atraso nas bolsas ocorreu devido à demora na liberação do orçamento por parte da União e à organização das atividades internas da pró-reitoria, própria do período de transição de gestão. Calderari garantiu ainda que o pagamento das bolsas de permanência são prioridade no orçamento da UFU.

Sobre a reposição de atividades paralisadas durante a greve, o pró-reitor de Graduação, Armindo Quillici Neto, informou que sua pró-reitoria tem entrado em contato com as unidades acadêmicas em que foram constatados problemas e emitiu documento chamando atenção ao bom senso dos professores para a importância dessa reposição que compensa o período de greve.

Conselheiros discentes e técnicos comentaram também as mudanças no vestibular anunciadas pela UFU em fevereiro, que não chegaram a passar pelos conselhos superiores. Quillici explicou que essas mudanças foram consideradas pontuais, e não de grandes proporções como na época em que se optou pela adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por isso pôde ser feita no âmbito da Diretoria de Processos Seletivos.

O pró-reitor de Planejamento e Administração, Darizon Alves de Andrade, mencionou o contingenciamento de recursos financeiros que atinge todas as instituições federais neste momento e anunciou que, até 10 de março, serão apresentados pela Proplad a matriz de custeios para unidades acadêmicas e o relatório de gestão de 2016.

Andrade também informou que a sua pró-reitoria, em conjunto com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI), está desenvolvendo uma plataforma para solicitações de compras. Nos próximos dias será enviado um memorando aos diversos setores da UFU convidando para uma reunião em que será explicado o funcionamento desse sistema.

Na ordem do dia, foi aprovado o parecer favorável ao recurso do professor Luiz Gonzaga Falcão Vasconcellos contra a decisão do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação sobre seu recurso contra a decisão do Conselho do Instituto de Geografia, referente à sua defesa direta de tese no Programa de Pós-graduação em Geografia.

O conselho também apreciou a diligência apresentada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sobre a renovação do ato de registro e credenciamento da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), e aprovou o parecer favorável à manifestação de importância da RTU como fundação de apoio à UFU (em conformidade com a Lei no 8.958/1994).

A reunião se encerrou por volta das 17h30, devido à perda de quórum, mas o reitor aproveitou a presença dos conselheiros para pedir indicações de nomes para compor o conselho curador da Fundação de Apoio Universitário (FAU), que será tema da próxima reunião ordinária do Consun, em março.

Palavras-chave: Consun Conselho Universitário

A11y