Escritura definitiva conclui doação do Triângulo do Glória ao estado de Minas

Reitor afirma que a UFU continua aberta a parcerias com moradores do bairro

Publicado em 20/12/2021 às 11:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O processo de doação da área conhecida como Triângulo do Glória, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o Estado de Minas Gerais, foi concluído no último dia 7 de dezembro, com liberação, pelo Cartório 1º Ofício de Registro de Imóveis de Uberlândia, da escritura definitiva referente aos 64 hectares que atualmente se referem ao Bairro Elisson Prieto.

“Nós estamos muito felizes aqui na UFU. Desde 2012, era uma questão que preocupava muito toda a comunidade universitária, com aquela ocupação. Isso porque a universidade desejava ter uma solução absolutamente pacífica para aquele problema”, disse o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior.

A doação da área foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun/UFU), em março de 2017. Naquele ano, foi assinado um termo de cooperação envolvendo a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/Minas), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública, o Município de Uberlândia e a UFU. Segundo o reitor, desde então, com o apoio do MPF, a UFU procurou dar cumprimento àquilo que era da sua responsabilidade, ou seja, concretizar o processo de doação da área ao Governo de Minas Gerais, para que na sequência a Cohab pudesse dar seguimento ao bairro Elisson Prieto.

Agora, a área tem três escrituras distintas: a do Campus Glória, a da BR-050 e a do bairro Elisson Prieto. “Não foi uma tarefa fácil, porque as escrituras originais eram bastante antigas. Por exemplo, não havia nenhuma previsão daquela rodovia da BR-050 que separa os dois lados, o Triângulo do Glória do Campus Glória. Foi preciso fazer um georreferenciamento atualizado daquela área”, explica Steffen.

O reitor destacou que, apesar da conclusão da doação da área por parte da UFU, a universidade continua aberta a desenvolver projetos com a população. “A UFU, na sequência, poderá desenvolver, em parceria com os moradores daquele bairro, com a Prefeitura de Uberlândia, com o próprio Estado de Minas Gerais, outras parcerias, por exemplo, através de projetos de extensão, na área da saúde, da educação, de formação de mão de obra, cultural”, conclui o reitor.

Palavras-chave: Glória doação Cohab Minas gerais