Empatia

Doação de cabelos para o Serviço de Oncologia do HC-UFU: entenda como o gesto de solidariedade pode ser feito

Jéssica, de 6 anos, doou os cabelos para a produção de uma peruca para as pacientes em tratamento

Publicado em 17/02/2022 às 10:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Foto: Arquivo familiar

Passar pelo tratamento de câncer é um processo delicado. Afinal, nesse período, diferentes efeitos colaterais podem ser percebidos. A perda dos cabelos, em especial, pode ser uma dessas implicações e afetar significativamente a autoestima de alguns pacientes. Nesse contexto, a doação de cabelos é uma forma, dentre tantas, que muitas pessoas encontram de colaborar, ainda que de longe, com a melhora da qualidade de vida das pessoas em tratamento de câncer.

O Serviço de Oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), conhecido por toda a comunidade como Hospital do Câncer, recebe diversas dessas doações. Idealizada pelo Grupo Luta pela Vida, a unidade conta com voluntários da equipe Amizade, Motivação e Embelezamento (AME) que, por meio da confecção de perucas, ajudam e contribuem na melhora física e emocional dos pacientes. As perucas são produzidas a partir dos cabelos recebidos por doação e, assim que são finalizadas, encontram sua destinação final nas mãos – e, posteriormente, no contorno dos rostos – dos pacientes em tratamento no HC.

Apesar da pouca idade, Jéssica Vieira Martins, de 6 anos, entendeu a importância do gesto e decidiu fazer parte do grupo de doadores. A iniciativa de realizar a doação veio de sua empatia. “Sempre que Jéssica vê alguém sem cabelo, me pergunta se é por vontade da pessoa ou se é por causa do câncer. Às vezes, conseguimos responder olhando para a pessoa e, às vezes, não. Quando respondemos que é por conta do câncer, ela fica triste”, contou sua mãe, Flávia Martins, servidora pública.

Por isso, quando percebeu que o cabelo já estava bastante longo e precisando de corte, Jéssica não pensou duas vezes na destinação que daria para ele. “Vi que o meu cabelo cortou e que essa quantidade dava para fazer uma peruca. Então, eu vou doar”, resumiu Jéssica.

Assim que marcou a data para cortar o cabelo, a menina ficou ansiosa. “Ela passou a semana contando na escola, no inglês, na natação, que no sábado iria cortar o cabelo para doar ao Hospital do Câncer”, lembra a mãe. Para Flávia, o gesto da filha trouxe muito orgulho. “Como mãe, me sinto orgulhosa pela decisão cuidadosa da Jéssica para com o próximo”, finalizou.

Como a doação pode ser feita?

Em razão da pandemia, como estratégia adotada para contenção do avanço da covid-19 entre pacientes e trabalhadores da Unidade, essa doação tem sido realizada com um novo protocolo, conforme a localidade do doador. Na doação presencial, os cabelos devem ser entregues no espaço do Grupo Luta Pela Vida, localizado no saguão do Hospital  - Av. Amazonas, 1996, B. Umuarama. Agora, caso a doação parta de outras cidades, ela poderá ser enviada por correspondência, por meio dos Correios, para o endereço da sede administrativa do Grupo Luta Pela Vida (aos cuidados do Setor de Doações): Avenida Dom Pedro II, 365, B. Alto Umuarama, CEP 38405-280, Uberlândia (MG).

Há, ainda, algumas recomendações importantes para o manejo dos cabelos, antes de realizar a doação. São elas: os fios devem estar unidos por uma trança ou rabo de cavalo e as mechas devem estar secas. Quanto aos tipos de cabelos aceitos para doação, não há restrições. Todos os tipos são bem-vindos: tingidos, com progressivas, lisos, ondulados, cacheados ou crespos. A única limitação é quanto ao tamanho dos cabelos: é preciso que as mechas tenham, no mínimo, 20 centímetros para serem doadas.

Palavras-chave: Hospital do Câncer Hospital de Clínicas doação cabelo Grupo Luta pela Vida