Reforma em casa: você tem alguma dúvida?

Site criado pela UFU orienta construções e consertos em moradias

Publicado em 30/08/2022 às 09:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Reforma na palma da mão é destinado aos moradores, arquitetos e profissionais envolvidos em construir ou consertar. (Foto: Freepik)

Orientações para os problemas com o telhado, a umidade, a ventilação e a iluminação de casa, por exemplo, estão disponíveis no site Reforma na palma da mão. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de informações que possam ajudar nas reformas. O site foi desenvolvido pelo projeto de extensão [MORA] Pesquisa em Habitação, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU), em parceria com a Faculdade de Comunicação (Facom/UFU) e patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG).

As páginas, que ainda vão receber melhorias, como o aumento do número de informações, fazem parte do projeto Casa Resiliente, um conjunto de pesquisas feitas pelo [MORA], com o intuito de tornar as moradias mais resilientes, isto é, mais resistentes, capazes de se adaptarem e de se transformarem ao longo do tempo.

Divulgação do site Reforma na palma da mão. (Imagem: Arquivo do projeto de extensão)

Simone Villa, coordenadora do [MORA] e professora da FAUeD/UFU, reforça a necessidade de acompanhamento profissional: “O que a gente recomenda é que as pessoas busquem orientações para essas reformas e que elas não sejam feitas de forma intuitiva quando o recurso financeiro é pouco.”

As dúvidas frequentes foram escolhidas a partir de pesquisas realizadas desde 2016, que avaliaram quais são os problemas mais frequentes encontrados em moradias de habitação social nos bairros Shopping Park e Pequis, em Uberlândia (Minas Gerais). Também há orientações de como preparar o espaço da casa quando uma pessoa está com covid-19.

Quando a resposta não for encontrada, a pessoa pode enviar a sua dúvida, por meio da caixa de mensagem, que a equipe [MORA] vai entrar em contato. O grupo é composto por pesquisadores da FAUeD/UFU, da Facom/UFU e do Instituto de Geografia (IG/UFU), além da colaboração de arquitetos.

Passo a passo de como utilizar o site Reforma na Casa da Mão. (Imagem: Arquivo do projeto de extensão)

Em 2021, o grupo auxiliou na reforma de casas de famílias de baixa renda em Uberlândia. Em 2019, os integrantes ajudaram no combate à dengue.

Palavras-chave: Ciência [MORA] reforma casa resiliente pesquisa em habitação Reforma na palma da mão