Pular para o conteúdo principal
Extensão

Cieps promove abertura dos trabalhos de agroecologia e solidariedade

Atividades que são desenvolvidas nas cozinhas comunitárias de Uberlândia, em parceria com o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários, têm contribuído para a segurança alimentar de 4 mil pessoas por dia na cidade

Publicado em 14/12/2022 às 17:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Encontro marcou a abertura do novo ciclo de formação do Programa Institucional Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da UFU (NEA). (Foto: Arquivo pessoal)

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), por meio do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), realizou, no último dia 3 de dezembro, atividade que marcou a abertura do novo ciclo de formação do Programa Institucional Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da UFU (NEA), que é executado a partir da incubadora.

Participaram cerca de 90 trabalhadores, vindos de Uberlândia, Monte Carmelo, Iraí de Minas, Ituiutaba, Presidente Olegário, Monte Alegre e Santa Vitória, abrangendo a região de influência da universidade.

Na roda de conversa "Agroecologia e Solidariedade" foram apresentados os resultados dos ciclos anteriores de ações extensionistas, indissociáveis do ensino e da pesquisa, e a programação das atividades previstas para 2023, que conta com ações de capacitação, formação, acompanhamento e mobilização de trabalhadores do campo e da cidade em torno de temas como: Agroecologia; Economia Popular Solidária; Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional; e Plantas Medicinais.

No período da tarde, foi realizada a primeira das "Escutatórias Populares", momento em que foram ouvidos os coletivos incubados, apoiados e assessorados pelo Cieps e os que têm interesse em participar da ação. Foram pautadas as linhas de ação e as demandas de atividades extensionistas, de pesquisa e de formação consideradas necessárias pelos grupos para que possam gerar trabalho, renda e ocupar mercados de forma sustentável.

 

Avaliação e perspectivas

"Para além da participação significativa dos trabalhadores da região, é importante destacar que o lanche do evento foi produzido pelas agricultoras agroecológicas incubadas e que o almoço foi organizado pelo grupo de mulheres da cozinha comunitária do bairro Morada Nova, unindo trabalhadoras para assegurar uma alimentação saudável e farta para os participantes. Além disso, os participantes das atividades do Cieps trouxeram alimentos não perecíveis para doar às cozinhas, com o objetivo de contribuir para que esse trabalho tão importante seja mantido e aprofundado", comenta a diretora do centro de incubação, Cristiane Betanho, docente e pesquisadora da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU).

Finalizando, a professora ressalta que as atividades desenvolvidas neste evento "propõem uma direção para um 2023 de muita ação na região com a participação ativa do Cieps". E acrescenta: "A solidariedade se realiza na prática, com trabalhadores do campo e da cidade reunidos em torno das pautas que são consideradas, por eles, importantes para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e equitativa."

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

Palavras-chave: Cieps feirinha; solidária; cieps; ufu Programa Institucional Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da UFU NEA

A11y