Pular para o conteúdo principal
Extensão

UFU apoia regularização de cozinhas solidárias em Uberlândia

Ação busca garantir a continuidade da oferta de refeições gratuitas à comunidade local

Publicado em 24/10/2025 às 17:36 - Atualizado em 24/10/2025 às 17:54

A assinatura dos documentos ocorreu na última terça-feira (21), na Cozinha Solidária Zaire Rezende. Foto: Laura Nielsen

O Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Cieps/Proexc/UFU) participou do cadastramento e da habilitação da Cozinha Solidária Zaire Rezende, em Uberlândia, no Programa Cozinha Solidária. A assembleia reuniu membros da cozinha e beneficiários — etapa necessária para que o espaço seja reconhecido oficialmente pelo programa e possa receber apoio governamental para manter a distribuição gratuita de refeições, de segunda a sexta-feira.

 

O que é o Programa Cozinha Solidária

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o programa apoia cozinhas comunitárias que produzem e distribuem refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Somente as cozinhas habilitadas no sistema do programa podem participar dos editais de apoio e das chamadas públicas.

O Programa Cozinha Solidária oferece três tipos de apoio às cozinhas participantes:

  • Fornecimento de alimentos in natura ou minimamente processados;
  • Oferta de refeições por meio de entidades gestoras;
  • Capacitação de colaboradores e parceiros das cozinhas solidárias.

Segundo dados do Cieps, Uberlândia tem nove cozinhas solidárias, mas apenas duas estão atualmente habilitadas no programa federal. De acordo com o diretor substituto do Cieps, Diego Leão, a universidade tem atuado para ampliar esse número por meio de apoio técnico e administrativo nos processos de regularização — como ocorreu na Cozinha Zaire Rezende.

Leão também destacou o papel da extensão universitária no projeto: “Essa política cria uma ponte concreta entre universidade e comunidade, permitindo que estudantes e pesquisadores apliquem seus estudos em situações reais e contribuam para o enfrentamento da fome e o fortalecimento das redes locais.” Para a comunidade, o cadastramento garante a continuidade da oferta de refeições e o fortalecimento das ações coletivas de combate à insegurança alimentar.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: cozinha solidária Cieps cieps ufu

A11y