Período para nova Autoavaliação Institucional da UFU chega à reta final

Pesquisa referente ao triênio 2022-2024 contribui para direcionar investimentos; comunidade universitária e sociedade civil têm até esta terça-feira, 28 de fevereiro, para participar

Publicado em 14/12/2022 às 10:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Está aberto o período para participação na Autoavaliação Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o triênio 2022-2024. Estudantes, técnicos, docentes e sociedade civil devem participar do processo que visa ao aprimoramento das ações e atividades desenvolvidas pela universidade. O formulário pode ser respondido até 28 de fevereiro, esta terça-feira.

A participação da comunidade universitária é voluntária e realizada via questionário eletrônico disponível nos portais de cada segmento:

Quanto aos estudantes da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU), a participação ocorre via formulário impresso.

Além disso, serão aplicados questionários junto à comunidade externa da UFU em locais estrategicamente definidos, nas cidades em que a universidade possui campus.

Importância da Autoavaliação

"Nosso lema é avaliar para conquistar", enfatiza José Magno Queiroz Luz, diretor de Avaliação Institucional.

Isso porque o resultado da pesquisa influencia as decisões administrativas e de gestão da UFU. As fragilidades apontadas podem ser transformadas em melhorias para a comunidade universitária.

"No ano 1 coletamos os dados via questionários aplicados a toda comunidade UFU e na sociedade civil. No ano 2 os gestores propõem ações para sanar as fragilidades apontadas na autoavaliação e já no no ano 3 essas ações devem ser implementadas, parcial ou totalmente, conforme os fatores envolvidos, incluindo disponibilidade financeira e mecanismos de gestão", explica José Magno.

Selo CPA

Um indicativo da importância da participação na Autoavaliação são as melhorias realizadas após as manifestações na pesquisa. Aquisição de equipamentos, ampliação de serviços e aperfeiçoamento de laboratórios e salas de estudos estão entre as ações executadas a partir da Autoavaliação (ver galeria de imagens).

Estes itens e locais receberam o "Selo CPA: você avaliou, você conquistou", que marca as melhorias realizadas a partir da Autoavaliação realizada no período de 2018 a 2021.

CPA

A Autoavaliação Institucional da UFU é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), formada por representantes docentes, técnicos, discentes e da sociedade civil.

Os relatórios das avaliações de períodos anteriores estão disponíveis para consulta no portal da CPA.

Palavras-chave: Autoavaliação pesquisa CPA