Publicado em 28/02/2023 às 14:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38
Clique na imagem para acessar o aplicativo. (Foto: Arquivo da pesquisadora)
Bela Tagarela é um aplicativo para dispositivos Android de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), desenvolvido visando a oferecer autonomia para pessoas que não podem se comunicar verbalmente ou que tenham algum prejuízo de fala.
A ideia do projeto é colaborar para uma sociedade mais igualitária e inclusiva no que se refere às soluções tecnológicas para reduzir limitações provocadas por diferentes deficiências.
O aplicativo foi desenvolvido para ser uma ferramenta simples e atrativa de CAA. Mais do que uma curiosidade acadêmica, a inspiração para o aplicativo veio da minha vivência profissional.
Por meio da minha vivência na rede pública de ensino, pude observar que a inclusão ocorre na maioria das vezes de forma deficitária, gerando apenas a integração do aluno com deficiência, sem um verdadeiro envolvimento na dinâmica da escola em igualdade de possibilidades de expressão e comunicação com os outros. A partir dessas observações eu decidi desenvolver algo que pudesse colaborar na inclusão das pessoas com deficiência, em especial para aquelas com impossibilidades de se comunicarem verbalmente.
Sobre Bela Tagarela
A ideia inicial surgiu durante a pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, ofertada pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Assim, a primeira versão do aplicativo, sob orientação da professora Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro, foi lançada em maio de 2020.
Agora, para o doutorado em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação das professoras Selma Terezinha Milagre e Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro, o objetivo é ir além, aprimorando o aplicativo inicial com novas funcionalidades e criando uma versão para computadores.
Além disso, o aplicativo conta com mais de 200 imagens divididas em categorias, como “família”, “sentimentos” e “necessidades”, com as figurinhas que ajudam o usuário a expressar seu pensamento de forma simples. Basta clicar e ouvi-las!
A partir da última atualização, o usuário pode adicionar quantas imagens desejar em cada categoria e também criar até três categorias completamente personalizáveis. Outras novidades são a aba para criação de Pranchas de comunicação, que podem ser salvas e compartilhadas em PDF, e outro módulo exclusivo, chamado Rotinas Visuais, para organização de atividades semanais, divididas por dias e horários.
Vale ressaltar que este aplicativo deve ser usado como ferramenta de apoio e não substitui terapias convencionais.
Atualmente, o aplicativo está disponível para aparelhos celulares da plataforma Android (acesse aqui). No total, já foram mais de 1.500 downloads. Recentemente foi lançado o site, com funcionalidades semelhantes ao app (acesse aqui). Mantemos também uma página no Instagram para divulgação das novidades do aplicativo e outros conteúdos relacionados a Inclusão (acesse aqui).
*Fernanda de Paula Silva é doutoranda e mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui Pós-Graduação em Docência nos ensinos médio, técnico e superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), em Gestão do Trabalho Pedagógico e em Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Graduação em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Tem experiência na área da Ciência da Computação, atuando principalmente no desenvolvimento de softwares e aplicações para dispositivos móveis voltados para a área da Engenharia Biomédica, Sistemas de Saúde, Inclusão (Métodos e Técnicas de Ensino) e Tecnologia Assistiva. Redes sociais: https://linktr.ee/fernandapsilva
A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.
Palavras-chave: Leia Cientistas Engenharia Biomédica aplicativo necessidades comunicativas complexas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS