Pular para o conteúdo principal
Leia Cientistas

Aplicativo promove interação de pessoas com necessidades comunicativas complexas

Doutoranda em Engenharia Biomédica escreve, na seção Leia Cientistas, sobre Bela Tagarela, disponível gratuitamente para download

Publicado em 28/02/2023 às 14:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Clique na imagem para acessar o aplicativo. (Foto: Arquivo da pesquisadora)

 

Bela Tagarela é um aplicativo para dispositivos Android de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), desenvolvido visando a oferecer autonomia para pessoas que não podem se comunicar verbalmente ou que tenham algum prejuízo de fala. 

A ideia do projeto é colaborar para uma sociedade mais igualitária e inclusiva no que se refere às soluções tecnológicas para reduzir limitações provocadas por diferentes deficiências.

O aplicativo foi desenvolvido para ser uma ferramenta simples e atrativa de CAA. Mais do que uma curiosidade acadêmica, a inspiração para o aplicativo veio da minha vivência profissional. 

Por meio da minha vivência na rede pública de ensino, pude observar que a inclusão ocorre na maioria das vezes de forma deficitária, gerando apenas a integração do aluno com deficiência, sem um verdadeiro envolvimento na dinâmica da escola em igualdade de possibilidades de expressão e comunicação com os outros. A partir dessas observações eu decidi desenvolver algo que pudesse colaborar na inclusão das pessoas com deficiência, em especial para aquelas com impossibilidades de se comunicarem verbalmente.

 

Sobre Bela Tagarela

A ideia inicial surgiu durante a pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, ofertada pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Assim, a primeira versão do aplicativo, sob orientação da professora Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro, foi lançada em maio de 2020.

Agora, para o doutorado em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação das professoras Selma Terezinha Milagre e Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro, o objetivo é ir além, aprimorando o aplicativo inicial com novas funcionalidades e criando uma versão para computadores.

Além disso, o aplicativo conta com mais de 200 imagens divididas em categorias, como “família”, “sentimentos” e “necessidades”, com as figurinhas que ajudam o usuário a expressar seu pensamento de forma simples. Basta clicar e ouvi-las! 

A partir da última atualização, o usuário pode adicionar quantas imagens desejar em cada categoria e também criar até três categorias completamente personalizáveis. Outras novidades são a aba para criação de Pranchas de comunicação, que podem ser salvas e compartilhadas em PDF, e outro módulo exclusivo, chamado Rotinas Visuais, para organização de atividades semanais, divididas por dias e horários. 

Vale ressaltar que este aplicativo deve ser usado como ferramenta de apoio e não substitui terapias convencionais.

Atualmente, o aplicativo está disponível para aparelhos celulares da plataforma Android (acesse aqui). No total, já foram mais de 1.500 downloads. Recentemente foi lançado o site, com funcionalidades semelhantes ao app (acesse aqui). Mantemos também uma página no Instagram para divulgação das novidades do aplicativo e outros conteúdos relacionados a Inclusão (acesse aqui). 

 

*Fernanda de Paula Silva é doutoranda e mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui Pós-Graduação em Docência nos ensinos médio, técnico e superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), em Gestão do Trabalho Pedagógico e em Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Graduação em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Tem experiência na área da Ciência da Computação, atuando principalmente no desenvolvimento de softwares e aplicações para dispositivos móveis voltados para a área da Engenharia Biomédica, Sistemas de Saúde, Inclusão (Métodos e Técnicas de Ensino) e Tecnologia Assistiva. Redes sociais: https://linktr.ee/fernandapsilva

 

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

 

Palavras-chave: Leia Cientistas Engenharia Biomédica aplicativo necessidades comunicativas complexas

A11y