Publicado em 07/03/2023 às 11:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38
Arte: Ludimila Marques
Há pouco mais de três anos, o primeiro caso de uma pessoa com covid-19 era confirmado. Cada dia depois daquele 26 de fevereiro de 2020 mostrou como a ciência auxilia no dia a dia da população. Pesquisadores, cientistas e profissionais ganharam ainda mais atenção e produziram grandes resultados em pouco tempo. Ao mesmo tempo, o Brasil sofreu com cortes e congelamentos de investimentos na tecnologia e na pesquisa. Assim, uma pergunta se tornou pertinente: o que é a ciência hoje?
Um estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia (INCT-CPCT), denominado “Confiança na Ciência no Brasil em tempos de pandemia”, apontou que 68,9% da população brasileira confia na ciência. Por outro lado, ainda existe um distanciamento entre parte da população e o meio acadêmico, devido a questões sociais do nosso país.
Portanto, como barrar o fenômeno conhecido como “fuga de cérebros” e estimular a produção científica no Brasil?
O professor e reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, é o convidado do primeiro episódio da quarta temporada do "Ciência ao Pé do Ouvido" e mostra quais os caminhos para que a ciência deixe ser vista como um lugar de poucos e possa se tornar oportunidade para muitos. Ainda, ele conta sobre a sua atuação como pesquisador e “especialista em coisas que giram”.
Ficou curioso?
Ouça o episódio #71 do podcast, disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Radio Public e Anchor.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Ciência valdersteffenjunior podcast ciênciaaopédoouvido #71
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS