Recursos

Foripes solicita à bancada mineira do Congresso Nacional divisão equitativa das emendas para universidades e institutos

Estiveram presentes representantes da UFU, Ufla, UFV, UFSJ, Unifal, UFTM e Cefet-MG

Publicado em 23/03/2023 às 18:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Reitor da UFU foi representado por Waldenor Barros Moraes Filho, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, terceiro da esquerda para a direita. (Foto: Divulgação/Foripes)

Reitores integrantes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (23/4), em Brasília, com o líder da bancada mineira no Congresso Nacional, deputado Luiz Fernando Faria (PSD). O objetivo do encontro foi apresentar ao parlamentar demandas que buscam colaborar para a sustentabilidade financeira das universidades e institutos federais do estado de Minas Gerais.

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, atual presidente do Foripes, explica que uma das necessidades urgentes apresentadas ao deputado é a alteração na forma de distribuição dos recursos das emendas parlamentares de bancada que contemplam instituições do estado de Minas. “Nos últimos anos, os valores disponíveis têm sido divididos em cotas-parte e atribuídos a cada parlamentar, que escolhe a instituição à qual irá direcionar os recursos. Esse método acaba provocando uma distribuição desigual, e algumas instituições acabam não sendo contempladas. Nosso pleito é para que os valores sejam divididos igualmente entre todas as instituições”.

Atualmente são duas emendas direcionadas à bancada mineira no Congresso Nacional, na área da educação: uma para contemplar as 11 universidades do estado e outra para 5 institutos e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Uma segunda reivindicação do Foripes é que o valor dessas emendas ganhe acréscimo, já que a proporcionalidade dos recursos destinados à educação tem sido reduzida nos últimos anos. “Atualmente, apenas 10% dos valores ficam com a educação, quando o necessário é de, pelo menos, 20%”, explica João Chrysostomo.

A expectativa é de que a indicação da destinação dos recursos de emendas parlamentares ocorra nos próximos dias. “Acreditamos que todos os parlamentares mineiros estarão sensíveis a essas demandas, porque elas buscam dar mais justiça ao sistema de apoio do parlamento às atividades de ensino, pesquisa e extensão praticadas em nossas instituições. O conjunto de universidades, institutos federais e Cefet-MG, além de atuar na formação de estudantes em todos os níveis de ensino, mantém hospitais universitários (humanos e veterinários), museus, complexos esportivos que servem à população, trabalhos de extensão com resultados diretos para o cidadão, parques tecnológicos e o desenvolvimento da ciência e inovação no estado de Minas Gerais. Investimentos nessas áreas são revertidos diretamente para o cidadão, e são essenciais para o desenvolvimento das diversas regiões do Estado”, diz.

O presidente do Foripes também destacou agradecimentos a todos os parlamentares da bancada mineira. “Eles têm dispensado muito apoio, ao longo dos anos, às universidades e institutos federais; e precisamos agradecer também ao líder da bancada, pela disponibilidade em nos receber e ouvir o grupo de reitores, solidarizando-se com o pleito”.

Estiveram presentes na reunião em Brasília os reitores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), representado por Waldenor Barros Moraes Filho, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, UFLA, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Cefet- MG.

Sobre o Foripes

O Fórum foi criado em 2003 com a finalidade de congregar as instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais, que atualmente é a segunda unidade da federação em número de estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais no ensino público. Segundo o Censo da Educação Superior (2021), Minas Gerais tem mais de 200 mil matriculados na rede pública de ensino superior, o que equivale a 11% do total nacional, com grande impacto, portanto, sobre a formação profissional no País, além da ampla capacidade instalada para pesquisa, inovação e interação com a sociedade, por meio da extensão universitária.

As 18 instituições que constituem hoje o Foripes buscam articular ações integradas que colaborem para a defesa da educação e da ciência, formando um espaço de cooperação e interação. São elas: UFLA, UFV, UFSJ, Unifal, UFTM, UFU, Cefet, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

*Texto reproduzido do portal da Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave: reitores Foripes Minas Geriais Congresso Nacional emendas Reunião