Conselho aprova prestação de contas da UFU

Reunião do Conselho Diretor foi realizada no Campus Monte Carmelo

Publicado em 05/06/2023 às 16:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Gestão Superior da UFU ouviu reinvindicações da comunidade acadêmica durante o Condir no Campus Monte Carmelo. (Foto: Alexandre Costa)

O Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia (Condir/UFU) se reuniu na tarde de sexta-feira (2/6), no Campus Monte Carmelo, localizado na cidade de mesmo nome, a 110 quilômetros de Uberlândia.

A pauta do conselho foi destinada à prestação de contas da UFU referente ao exercício 2022. A minuta de resolução apresentada pelo relator Marcos Kishi, que é docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi), foi aprovada por unanimidade.

Antes da apresentação da prestação de contas e deliberação sobre o documento, os conselheiros do Condir ouviram as necessidades apresentadas pela comunidade acadêmica do Campus Monte Carmelo.

Reuniões do Conselho Diretor fora da sede (Uberlândia) são, segundo o pró-reitor de Planejamento e Administração da UFU, Darizon Alves, uma oportunidade para a Gestão Superior e para os diretores de unidades acadêmicas que integram o conselho conhecerem melhor a evolução da universidade em todos os seus campi.

“Trazer uma reunião de um conselho superior deve ser visto como sendo um prestígio para os colegas do Campus Monte Carmelo”, destacou Alves um pouco antes do início da reunião. O pró-reitor também chamou a atenção para a importância da ocasião, como um momento de se ouvir as reivindicações locais.

As demandas apresentadas por discentes se referem a verbas para trabalho de campo, adequação de espaço físico para disponibilização de uma sala para atividades de extensão e reuniões, ampliação de horários de ônibus, iluminação na via que dá acesso ao campus, espaço de convivência e integração e melhorias e manutenção de laboratórios visando atividades extensionistas.

Robson Carneiro, um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet), também citou demandas que, se atendidas, também vão melhorar o bem-estar dos servidores do Campus Monte Carmelo.

Compondo a mesa da reunião, estavam presentes o reitor, Valder Steffen Junior, e o vice-reitor, Carlos Henrique Martins, e todos os pró-reitores da UFU, exceto o de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, que estava em viagem a serviço no exterior. Murilo Vieira, diretor de Pesquisa, representou Carvalho. O prefeito universitário, João Jorge Damasceno, também integrou o grupo.

Em suas declarações, os integrantes da mesa se colocaram à disposição para discutir as demandas apresentadas. Também citaram mecanismos e ações que estão sendo realizadas e que, de forma direta ou indireta, alcançam os campi fora de sede. Todos foram unânimes, no entanto, em apontar o orçamento insuficiente para atender a todas as necessidades da universidade.

“Nós temos tido uma redução no [orçamento] discricionário de R$ 18 milhões ao ano nos últimos seis anos”, informou o pró-reitor de Planejamento e Administração. As despesas discricionárias dizem respeito à parte do orçamento destinada a contas de água e de luz, serviços como limpeza, segurança etc., compra de materiais e manutenção de equipamentos, entre outros. A outra parte do orçamento são as despesas de custeio, ou seja, obrigatórias.

“Quando o cobertor é muito pequeno, não adianta cobrir a cabeça e deixar os pés descobertos. Tem que se encolher. Mas a gente não consegue se encolher mais do que a gente já se encolheu”, resumiu Damasceno.

O vice-reitor afirmou que a equipe gestora não diferencia um campus do outro, no que diz respeito a atender às suas demandas. “A oportunidade de a gestão estar aqui já é uma manifestação do quanto nós prezamos os campi de Monte Carmelo, de Patos de Minas e de Ituiutaba", completou Martins.

Steffen Junior externou sua preocupação com a avaliação futura da atual administração da universidade: “Espero que as pessoas se lembrem, no futuro, o que nós estamos passando agora”, declarou o reitor, se referindo à falta de recursos financeiros para gerir a universidade.

Para o reitor, a reunião do Condir no Campus Monte Carmelo é “uma oportunidade muito feliz”. “Se o Conselho Diretor tem condições de saber como está esse campus, a situação, aquilo que já foi conseguido, também as demandas existentes, as dificuldades, tudo isso é muito importante, não apenas para a Administração Superior, mas para todos os diretores, diretoras, todos os membros do Conselho Diretor. É muito importante a gente acompanhar a vida institucional proximamente.”, afirmou.

O próximo Condir em um campus fora de sede está previsto para o segundo semestre deste ano, no Campus Patos de Minas. No Campus Pontal, em Ituiutaba, o Condir foi realizado em junho de 2019.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Condir Conselho Diretor Monte Carmelo Reunião Prestação de contas