Publicado em 04/08/2021 às 13:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51
Campus Monte Carmelo. (Foto: Amelia Guimaraes Carvalho)
O Laboratório de Humanização (LABHU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Monte Carmelo, foi inaugurado em 2021 e propõe criar possibilidades de integração entre comunidades, pessoas, empresas e universidades para criação de novas tecnologias humanas.
O professor Drausio Morais, do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG), é coordenador do projeto e conta que o LABHU tem três objetivos centrais: “melhorar a relação com si mesmo, com o outro e com o grupo; promover o engajamento estudantil para reduzir a evasão universitária e aprimorar habilidades humanas e sociais requisitadas pelo mercado de trabalho”.
A ideia do laboratório surgiu a partir da observação e da experiência de Morais no ambiente acadêmico. “Principalmente nos cursos de Ciências Exatas, há uma dificuldade e até ausência da implementação de esforços sistematizados que facilitem o desenvolvimento de habilidades humanas e sociais para um maior engajamento do aluno com a instituição”, afirma.
O LABHU tem três projetos em andamento. O “Podcast UFU Monte Carmelo” foca em humanizar os atores do ecossistema UFU. Nessa primeira fase, o podcast conta as histórias dos professores do campus. A ideia para as próximas fases é trazer histórias também dos técnicos, alunos e figuras da cidade.
Logo do Laboratório de Humanização. (Foto: Arquivo pessoal)
Outro projeto do laboratório é o “Auto Conhecimento Profissional”, que tem enfoque nos alunos do PET Agronomia Monte Carmelo e nos integrantes da Empresa Júnior Reforest. Utilizando uma ferramenta de análise corporal e comportamental, o objetivo é identificar, através do formato do corpo de uma pessoa, como sua mente funciona e quais são seus principais traços de caráter.
“Esses traços são como os seus padrões de comportamento. Com os dados da análise auxiliamos o estudante a empreender e se engajar com mais foco na sua vida profissional através de uma maior consciência e controle de seus recursos e limitações”, esclarece Morais.
E o terceiro projeto em execução é o “Design de Rituais”, que é a construção de rituais para valorizar pessoas, causas e culturas.
O laboratório tem parceria com a empresa Culltive - Consultoria em Rituais de Campinas e contou com apoio dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia e do ICIAG, do Campus de Monte Carmelo. Os professores Álvaro Soares, Bruno Vasconcelos e Edson dos Santos também fazem parte do projeto, atuando no conselho gestor.
Confira mais informações no INSTAGRAM do LABHU.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Laboratório humanização Monte Carmelo
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS