Você é estudante da UFU? Quer apoio para desenvolver um projeto cultural?

Edital do Programa Institucional de Apoio à Cultura recebe inscrições até 16 de abril

Publicado em 20/03/2023 às 12:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Divulgação Moda in Movimento

Moda in Movimento, uma ação artística-cultural que trabalhou a desconstrução da separação de gênero dentro da moda, quebrando padrões preestabelecidos socialmente. Uma discussão entre as perspectivas de gênero e roupa que tem tomado força e há um novo desejo de liberdade sobre essas peças. O projeto consistiu na produção e na exposição virtual, pela mídia digital Instagram, de um ensaio de moda sem gênero e foi coordenado por Letícia Brunelli, estudante do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O projeto fez parte da edição de 2022 do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac) - que contempla ações culturais propostas pela comunidade universitária. A iniciativa volta agora, em 2023, e já está com inscrições abertas.

Arte: Bia Pagano

O programa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), realizado por meio da Diretoria de Cultura (Dicult) e com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU). Neste ano, é comemorativo aos 45 anos de federalização da UFU. Os candidatos devem ser discentes com vínculo ativo em quaisquer cursos de graduação na instituição e precisam realizar suas inscrições até o próximo dia 16 de abril.

De acordo com Isabela Pompeu, diretora da Divisão de Fomento à Cultura (Difoc), da Dicult, “o Piac amplia o acesso de estudantes e suas respectivas comunidades a atividades eminentemente artísticas ou culturais, o que contribui para a formação destes indivíduos, por meio da incorporação de conhecimentos adquiridos nas atividades de arte e cultura e, por fim, fortalece e estimula a diversidade cultural produzida pelos agentes culturais da UFU”.

Para o desenvolvimento das atividades, o edital - acesse AQUI - traz propostas de auxílio aos trabalhos artísticos. Cada proposta poderá solicitar o valor de até R$ 10 mil. A ação para a qual se destinará o apoio deve ser apresentada no formulário de inscrição. Os recursos são oriundos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Impacto fora da UFU

"O menino, o avô e os bichos", um curta-metragem de animação em estilo 2D, foi outro projeto aprovado na última edição do Piac. O curta trata um "causo" da cultura caipira, ouvido na zona rural dos municípios de Monte Carmelo e Estrela do Sul, denominado pelos contadores como “O causo dos bichos”. A proposta buscou valorizar os saberes ancestrais da terra caipira, mostrando a sua importância para a constituição do povo do Triângulo Mineiro.

De acordo com Thiago Henrique Fernandes Coelho, estudante de Direito da UFU e coordenador do projeto, o produto cultural gerado pode ser trabalhado nas aulas de Arte, Português, Literatura, Sociologia, Filosofia, Geografia e História, como forma de discutir a cultura caipira, seus saberes e suas práticas. Conheça este trabalho no vídeo abaixo:

Palavras-chave: Edital PIAC 2023