Incentivo

Divulgadas as relações dos projetos selecionados para os Programas de Apoio à Cultura e de Ocupação do Graça do Aché

Somados os dois editais, 15 iniciativas culturais receberão auxílio financeiro ao longo de 2023

Publicado em 26/05/2023 às 12:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Apresentação do Terno Marinheiro Nossa Senhora do Rosário durante a edição 2022 do Programa de Ocupação do Graça do Aché. (Foto: Magnum Barbosa)

A Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) divulgou as relações dos projetos selecionados para as edições de 2023 do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac) e do Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché. Ao todo, foram escolhidos 15 projetos: 10 do Piac e cinco do Graça.

Após a divulgação dos resultados, na terça-feira (23/5), aconteceu a primeira reunião entre os classificados do Piac Estudantil e a equipe administrativa da Divisão de Fomento à Cultura (Difoc). No encontro, de forma remota, foram apresentados os procedimentos administrativos para execução dos recursos que cada projeto pleiteou, nesta chamada pública. “Tais rubricas são: bolsas de extensão e cultura, passagens aéreas nacionais, diárias, pagamento de passagens rodoviárias nacionais via reembolso, transporte por veículo oficial e concessão de auxílio financeiro às Atividades de Extensão e Projeto de Cultura (Apec), nas modalidades Custeio e Apoio Técnico", explicou a técnica administrativa em Educação Taciana Ramos.

Projeto Moda in Movimento, um dos contemplados pelo Piac 2022. (Foto: Arquivo Dicult)

Os projetos classificados do Piac Estudantil deste ano foram: "Luz do Brincar", "Saúde Trans, cultura, diversidade, ética na medicina: as demandas que exigem cuidado", "Fesval Jeli - Resgatando nossa história, fortalecendo nossa identidade", "Circulação do espetáculo solo intulado Da dúvida ao erro: fragmento de um nb no br em turmas de educação de jovens e adultos EJAS de Uberlândia", "Home – oficinas de teatro do oprimido na Moradia Estudantil da UFU", "Cuarto Oscuro", "Festival Mães da UFU", "Arte: Vida" , "Oficina Corpo-Orixá" e "Dançando no Santa".

Foto: Milena Nascimento, bolsista de Apoio Administrativo da Dicult

Por sua vez, a reunião com os representantes dos projetos aprovados para o edital de Ocupação do Graça do Aché aconteceu presencialmente no espaço do Centro de Memória, no Bairro Roosevelt, e também contou com  a participação da equipe administrativa da Difoc. Os tópicos discutidos, de acordo com Taciana Ramos, foram os mesmos abordados na reunião realizada com os representantes do PIAC Estudantil. No caso deste segundo edital, os projetos aprovados foram os seguintes: "Acolhida Preta: escrevivências", "Livro infantil Maria Felipa", "Rua Fest", "Mulheres Memórias" e "Negrejá".

Para mais informações sobre os dois processos seletivos, basta acessar os seus documentos no Portal de Editais e Concursos da UFU, acessíveis nos links abaixo:

O que é o Piac?

O Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac) é uma realização da Divisão de Fomento à Cultura (Difoc), da Diretoria de Cultura (Dicult). Tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de ações artístico-culturais que promovam, por meio da cultura, o diálogo com atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando a valorização da universidade pública, bem como seu compromisso com as transformações sociais e a promoção da cidadania.

O que é o Edital de Ocupação do Graça do Aché?

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché é um equipamento cultural da UFU que tem por finalidade atuar como promotor de ações que visem ao fortalecimento da cultura negra em Uberlândia e região, além de contribuir com o processo de conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e na promoção da cultura e história afro-brasileira. ​

Uma das possibilidades para que isso ocorra é a disponibilização deste edital anual que apoia ações artísticas e culturais que fomentam tal objetivo. Estudantes, de graduação e pós-graduação, e servidores de qualquer um dos campi da UFU - localizados nos municípios de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia - podem participar do processo seletivo.

Palavras-chave: Edital PIAC 2023 Edital Graça 2023