Enem 2023: aberto o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição

Prazo para solicitar a gratuidade da prova vai até esta sexta-feira, 28 de abril, pela Página do Participante

Publicado em 24/04/2023 às 15:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Alexandre Costa

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só começam na primeira semana de junho — de 5/6 até 16/6 —, mas os candidatos já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Aqueles que atenderem aos pré-requisitos têm até o dia 28/4 para realizar o pedido pela Página do Participante, no portal do Governo Federal.

Quem tem direito à isenção?

Somente os alunos que cumprirem ao menos um destes requisitos podem solicitar a gratuidade da prova:

• Alunos que estão cursando o último ano do Ensino Médio no ano de 2023 em escola da Rede Pública de Ensino;
  • Alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou na modalidade bolsista em escolas particulares, que tenham a renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Alunos em situação de vulnerabilidade econômica, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham o Número de Identificação Social (NIS) válido.

Caso o candidato tenha faltado nos dois dias de prova na edição de 2022 e deseje solicitar a isenção para a aplicação do exame neste ano, é necessário fazer a justificativa na Página do Participante, até o dia 28 de abril. Dentre as motivações aceitas, estão: assalto, morte da família, acidente de trânsito e casamento/união estável. Os documentos devem estar legíveis, datados e assinados.

O resultado da solicitação da isenção e justificativa estará disponível na Página do Participante no dia 8 de maio.

Confira mais informações no edital.

Palavras-chave: enem isenção taxa edital governo federal