Edital

Anunciadas as propostas classificadas na edição 2023 do Programa de Iniciação Artística

Primeira reunião com os candidatos aprovados foi realizada pela Diretoria de Cultura na semana passada e apresentou detalhes sobre a execução do Pina

Publicado em 15/05/2023 às 14:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Caroline Machado

A Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) anunciou as propostas selecionadas para a próxima edição do Programa de Iniciação Artística (Pina).

A primeira reunião dos classificados com a equipe administrativa da Divisão de Fomento à Cultura (Difoc) aconteceu semana passada. No encontro, foram tratados tópicos importantes para a realização do Pina, “como a documentação necessária para formalização de vínculos de bolsa, a frequência dos bolsistas e os modelos de relatórios parciais e finais obrigatórios para o acompanhamento da execução das propostas”, conforme esclareceu a técnica administrativa Taciana Ramos.

Para o edital deste ano, foram inscritas 38 propostas. A seleção foi feita por dois pareceristas convidados pela Dicult e aprovou as 16 propostas listadas abaixo:

• Categoria 1 – Estudantes em vulnerabilidade e com análise econômica feita pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil: Vinicius Martins Severo; Diego Leonardo da Silva; Merillene da Silva; Leandro Kassio Machado Santos; Guilherme Augusto Soares Goulart; e Jamerson Carlos da Silva.
  • Categoria 2 – Ampla Concorrência: Paulo Roberto Laass Wotckoski; Marciel Domingues Ferreira Junior; Maria Gabriela da Silva; Karine Fernandes Gonçalves; Anna Júlia Justino Ehlerding; Igor Herrera Santos; Gabriel Gulla Macedo; Cristieli de Souza Silva; Camila Branco Ribeiro; e Adrieli Cristina Ferreira de Aquino.

Os selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 400, no período de 12 meses. Os recursos são provenientes do orçamento da UFU e do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A dedicação ao projeto exigida dos bolsistas será de 12 horas semanais, além da realização de relatórios parciais, a cada quatro meses, e um relatório final. No encerramento do projeto, haverá uma mostra de resultados.

Segundo a coordenadora da Divisão de Fomento à Cultura (Difoc), Isabela Martins Pompeu, esse momento serve para expor o processo de desenvolvimento do projeto; no entanto, não é necessário que ele esteja finalizado.

O que é o Pina?

O Programa de Iniciação Artística é uma iniciativa desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), por meio da Dicult e com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Seu objetivo é incentivar a pesquisa e permanência dos estudantes de graduação ligados ao Instituto de Artes (Iarte), considerando os cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, contribuindo para o fortalecimento de sua formação profissional.

Trabalho exposto na mostra de 2023: 'A menina é a mãe da mulher', de Malu Teodoro. (Foto: Gabriela Couto)

Palavras-chave: selecionados Pina 2023 DIFOC dicult PROEXC Proae UFU