Confira a programação da Mostra UFU Sustentável 2023

Evento terá três dias de atividades no Campus Santa Mônica

Publicado em 29/05/2023 às 11:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Está se aproximando a I Mostra UFU Sustentável, evento realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Organizada por meio de uma parceria de diversos setores — administrativos e acadêmicos —, a mostra é uma oportunidade de trazer o olhar da comunidade universitária para as questões ambientais, dando visibilidade a algumas práticas que já são realizadas nos diversos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e promovendo a discussão de tópicos importantes.

Serão realizadas atividades nos dias 1º, 2 e 5 de junho, das 8h30 às 17h, com um intervalo de almoço entre os turnos. Os dois primeiros dias da mostra serão dedicados à apresentação das ações, divididas em 10 eixos temáticos: Água, Biodiversidade, Cidadania Ambiental, Eficiência Energética, Resíduos Sólidos, Governança, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Saúde, Agricultura e Novas Tecnologias.

Confira, abaixo, a programação:

Quinta Feira, 1º de junho

• 8h30: Abertura
  • 9h: Eixo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Ações do CGODS UFU para Agenda 2030 / Observatório Interamericano e Europeu dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável / A UFU e os 17 ODS
  • 10h30: Eixo Governança - Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)
  • 10h55: Eixo Agricultura - Acompanhamento de agricultores na busca pela produção agrícola sustentável / Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro: valorizando os saberes
  • 13h30: Eixo Cidadania - O álbum "Da Lama Ao Caos" e seu potencial de refletir questões socioambientais / O Núcleo de Filosofia da Energia da UFU / Ampliando a cidadania ambiental por meio de mostra de filmes e podcast Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFU e o "princípio de não deixar ninguém para trás" / Projeto Sala + Verde / Sisbi Sustentável: ações de sustentabilidade aplicadas nas Bibliotecas UFU / Sustentabilidade em movimento: boas práticas ambientais e sociais
  • 16h40: Eixo Eficiência Energética - Projeto de Eficiência Energética da UFU

Sexta-feira, 2 de junho

• 8h30: Eixo Resíduos - Logística Reversa de Materiais de Escrita / A Coleta Seletiva Solidária na UFU / Aproveitamento geotécnico de lodo proveniente de uma estação de tratamento de águas / Gerenciamento de RSS e sólidos perigosos da UFU / O Seu Consumo é Problema Nosso: Aprendizados do Projeto de Extensão "Coleta Seletiva Na Minha Casa"
  • 10h50: Eixo Água - Gestão da Qualidade da Água na UFU / Dez anos de monitoramento de chuva nas Estações Meteorológicas das Fazendas Experimentais UFU
  • 13h30: Eixo Biodiversidade - Desenvolvimento é sustentável do ponto de vista de uma planta? / Incontáveis formas de vida que nos cercam: um olhar para o universo das abelhas nativas do Brasil / Tutorial de cultivo de luminárias?!? A transformação da indústria do design com materiais disruptivos / Informações sobre o Museu de Biodiversidade do Cerrado
  • 15h25: Eixo Saúde - Desenvolvimento Sustentável pelo Grupo de Inovação em Diagnóstico Salivar e Nanobiotecnologia da UFU / As relações do monitoramento de vetores com saúde e meio ambiente: contribuições das ovitrampas
  • 16h15: Eixo Novas Tecnologias - Desenvolvimento de Materiais para a Aplicação com Hidrogênio com foco em descarbonização

Na segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a agenda está reservada para colóquios interativos, com uma mesa-redonda acompanhada de exposição e visita supervisionada, e um painel programado. Durante a manhã, a programação inclui uma mesa-redonda com a temática Animais Silvestres, com a participação dos seguintes convidados: Rodrigo Herles dos Santos, representante do Ibama; Tenente Lemos, da Polícia Militar Ambiental; professor Márcio Bandarra, do Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da UFU, assim como Carine, que faz parte do projeto da UFU que combate o atropelamento de animais. A mesa será mediada pelo professor Jimi Nakajima, diretor do Instituto de Biologia.

Após a finalização da mesa, será realizada uma visita supervisionada ao Doce Jardim do Campus Santa Mônica, inaugurado há um mês, acompanhada pela professora Fernanda Nogueira-Ferreira. O objetivo do projeto é abordar a conservação das abelhas, por meio de ações de educação ambiental. Simultaneamente, será apresentada, no saguão do Bloco 5O, uma exposição de taxidermia montada por professores e estudantes do Hospital Veterinário da UFU. Ao longo do dia, ainda serão exibidos vídeos do Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que busca promover a conscientização ambiental por meio do audiovisual.

No período da tarde, a partir das 13h30, acontecerá um painel de discussão da Política Ambiental da instituição, organizado pelo Observatório de Políticas Ambientais da UFU (OPA). Com uma proposta altamente interativa, o OPA tratará da importância de uma política ambiental eficiente e inclusiva em instituições de Ensino Superior, assim como incentivará a reflexão acerca do futuro esperado para as pautas ambientais dentro da UFU. Ao final, as sugestões discutidas durante a atividade serão reunidas e organizadas pela equipe do observatório e, posteriormente, entregues à Comissão Institucional de Gestão e Educação Ambiental (Cigea) da UFU.

As inscrições podem ser feitas, via formulário, até esta quarta-feira, 31 de maio, ou na porta do evento.

Palavras-chave: sustentabilidade mostra práticas UFU Sustentável Evento meio ambiente Ciência