Assistência

Conheça os auxílios ofertados pela UFU para as mães universitárias

Instituição possui bolsas destinadas a auxiliar na permanência destas estudantes em seus cursos de graduação

Publicado em 12/05/2023 às 08:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A maternidade é um dos momentos mais aguardados por muitas mulheres. No entanto, conciliar a maternidade com os estudos em uma universidade pode ser extremamente complexo. Novos desafios, novos cuidados e, quando se está longe de casa, tudo isso tende a ser ainda mais difícil.

A gravidez já foi levantada como um dos principais elementos de retenção nas universidades e, pensando nas mães universitárias e na questão da evasão, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem buscado maneiras de auxiliá-las nesse momento tão importante e especial de suas vidas.

Foto: Banco de Imagem Canva

Os auxílios são concedidos às estudantes e servidoras, respectivamente, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFU). Entre os principais auxílios ofertados, estão: alimentação, acessibilidade, transporte, inclusão digital, creche, mobilidade, instrumental odontológico, cultura e bolsas a nativos ou estrangeiros.

Mas quem pode ser beneficiada com esses auxílios e como fazer para ter acesso a eles? Para serem contempladas, as estudantes precisam estar regularmente matriculadas em cursos de ensino presencial na UFU e, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A participação ocorre mediante processos de concessão organizados por editais ou portarias publicados pela Proae. O auxílio-creche oferecido para as mães universitárias é no valor de R$ 300,00 - que pode ser recebido pelo estudante pai ou mãe da criança.

Já para as servidoras e servidores, a Progep oferta um auxílio no valor de R$ 321,00 referente a crianças com até seis anos. Há também o auxílio-natalidade, pago em parcela única de R$ 718,58 - valor atualizado conforme a Portaria SGPRT/MGI Nº 2.100, de 10 de maio de 2023. Na hipótese de parto múltiplo, o valor é acrescido de 50%, para cada recém-nascido.

Foto: Banco de Imagem FreePik

Laís Costa Braga ingressou no curso de Pedagogia da UFU no ano passado e recebe três auxílios: inclusão digital, transporte público e creche. Ela comenta que políticas públicas como essas são muito relevantes, pois ajudam a viabilizar sua permanência na universidade. “Esses auxílios que recebo, como creche e inclusão digital, foram importantíssimos para comprar o meu computador, por onde leio os textos do curso, faço os trabalhos e me organizo", conta. Sobre o auxílio-creche, Braga acrescenta: “Ele consegue agregar no meu orçamento, que é baixo; então, faz toda a diferença”.

Concluindo, ela admite que a rotina é um grande desafio que tem enfrentado para permanecer no curso de Pedagogia, pois, como mãe, fica inviável participar de todas as atividades e o período de estágio também é de difícil conciliação. “Tem o meu trabalho, meu filho, os afazeres domésticos; tudo isso torna a rotina mais puxada”, argumenta.

Para concorrer aos auxílios estudantis, é preciso manter atenção aos editais que são postados no Portal da Proae. Para mais informações sobre o auxílio-creche, acesse: www.proae.ufu.br/servicos/auxilio-creche.

Palavras-chave: maternidade Universidade UFU Auxílios