Formatura

‘Sou uma, mas não sou só’

Universidade realiza colação de grau no Campus Pontal

Publicado em 01/05/2023 às 12:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Maria Clara Magalhães de Guimarães Pereira, do curso de Serviço Social, proferindo o Juramento do Exercício Profissional. (Foto: Jussara Coelho)

Na cidade de Ituiutaba, aproximadamente às 19h15 da última quinta-feira (27/4), começou mais uma Colação de Grau da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para a cerimônia, estiveram presentes os formandos que terminaram a graduação no semestre 2022/1 da instituição. O evento contou com mais de 100 agora ex-alunos do Campus Pontal, distribuídos em 11 cursos: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química e Serviço Social.

Estiveram presentes, compondo a mesa diretiva, os gestores da instituição: Valder Steffen Jr., reitor da UFU; Kárem Ribeiro, pró-reitora de Graduação (Prograd); Vitor Koiti Miyazaki, assessor da Reitoria no Campus Pontal; Elaine Saraiva Calderari, pró-reitora de Assuntos Estudantis (Proae); Hélder Eterno da Silveira, pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc); Darizon Alves de Andrade, pró-reitor de Planejamento e Administração (Proplad); Márcio Magno Costa, pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep); Jussara Goulart da Silva, representante da diretoria das faculdades de Engenharia, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social; Rosana Maria Nascimento de Assunção, diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal; Marco Antônio Cornacioni Sávio, diretor do Instituto de Ciências Humanas do Pontal;  Karine Resende de Oliveira, paraninfa do curso de  Ciências Biológicas e representante dos demais paraninfos; e Ilmério Reis, diretor de Ensino e presidente da Comissão Permanente de Colação de Grau (CPCG).

Sobre o retorno da cerimônia no formato presencial, Rejane Alves, coordenadora do Setor de Recepção e Organização de Eventos da UFU (Seroe), explicou que, devido ao tempo de isolamento social, o processo de realização da Cerimônia de Colação Grau Unificada presencial foi como se estivessem começando do zero novamente, pois tudo mudou. Mudou coordenação, mudaram os membros da CPCG, direção, pró-reitoria, resolução, empresa licitada. É o que presenciou o atual assessor da Reitoria no Pontal, Vitor Koiti, que, até então, somente tinha participado das colações remotas. Ele notou ser uma experiência totalmente diferente entre os formatos.

Defendam as universidade públicas

E qual a experiência que a UFU proporciona aos formandos? Muito mais que o ensino e a profissionalização, estar em uma universidade pública permite experiências multifacetadas. “Os anos na UFU nos apresentaram pessoas que ficarão para sempre nas nossas vidas; conhecemos lugares novos, construímos conhecimentos nas mais diversas áreas e desconstruímos preconceitos”, relatou a oradora das turmas, Arlinda Ferreira Gonçalves. Também ao discursar na homenagem aos pais e familiares, Thainara Virgínia Paulino, formanda em Serviço Social, falou sobre o crescimento pessoal que a trajetória na graduação proporciona e sobre a importância de ter apoio e apoiar o ensino público, ao citar a letra da música "Povoada", de Sued Nunes: “Povoada. Quem falou que eu ando só? Tenho em mim mais de muitos. Sou uma, mas não sou só”, declamou Thainara.

Ainda na cerimônia, Valder Steffen relatou sobre o recente período de isolamento social e pandêmico vivido pelos formandos durante a graduação, contextualizou sobre a descredibilização sofrida pela ciência, base do conhecimento universitário, por parte dos dirigentes do Brasil, além de reiterar a importância da defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade: “Na vida social, defendam a universidade pública, defendam a Universidade Federal de Uberlândia, para que outros jovens, que na sequência chegarem a essa instituição possam, assim como vocês, gozar dos privilégios de uma universidade pública, gratuita, democrática, inclusiva, socialmente referenciada e laica”.

Confira mais imagens do evento, pelas lentes do fotógrafo Milton Santos, nas galerias especiais: PARTE 1 e PARTE 2.