Desenvolvimento Sustentável

Universidades do Brasil e do exterior conhecem ações da Agenda 2030 realizadas pela UFU

Universidade marca presença em eventos na República Dominicana e em Goiás

Publicado em 30/05/2023 às 12:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Professora Jaluza Maria Lima Silva Borsatto no Fórum Caribe-Brasil, na República Dominicana. (Foto: Divulgação)

Dois eventos interinstitucionais marcaram as principais atividades do Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Uberlândia (CGODS/UFU), no mês de maio. O destaque foi a participação da UFU na comitiva brasileira das universidades convidadas ao Fórum Caribe-Brasil, denominado “Vinculación de la Universidad a los Procesos de Desarrollo Local y los ODS 2030”, ocorrido em 10 de maio, na República Dominicana. Já no Brasil o assunto da Agenda 2030 também foi pauta no 69° Fórum Nacional de Reitores e Reitores da Abruem [Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais], que ocorreu no dia 25 de maio, na Universidade de Rio Verde (UniRV), em Goiás.

Evento internacional

Por indicação do reitor, Valder Steffen Junior, a UFU foi representada no Fórum Caribe-Brasil por Jaluza Borsatto, presidente do Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CGODS).

Além do Brasil, participaram representantes de países como Argentina, Cuba, Haiti, Porto Rico, Martinica, Guatemala e República Dominicana (país anfitrião) e cada um dos convidados dos países estiveram em diálogo com o vice-ministro do Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia da República Dominicana (MESCYT), além de outras autoridades, para discutirem como vincular os ODS executados pelas universidades com o desenvolvimento local nas regiões em que elas exercem atividades.

Conforme publicou a Universidade Aberta para Adultos (Udual), uma das principais realizações atingidas pelo encontro foi o convênio de colaboração acadêmica, científica e cultural firmado entre a Universidade Aberta para Adultos e o Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB), do qual a professora Rosanna Valéria de Souza e Silva é secretária executiva.

A UFU, como uma das poucas universidades brasileiras presentes, pontuou conquistas e destacou as necessidades de engajamento no interior das universidades como premissa para se avançar rumo ao cumprimento dos objetivos da Agenda 2030.

Brasil

No 69° Fórum Nacional de Reitores e Reitores da Abruem, a UFU ganhou posição de destaque entre as falas, com exposição sobre o papel fundamental das universidades na promoção do crescimento sustentável.

De acordo com Jaluza Borsatto, a frente de divulgação e de representatividade da universidade nos eventos que tratam dos ODS e da Agenda 2030 tem desempenhado significativa visibilidade das ações que a UFU faz; mas também tem agregado saberes e trocas de experiências que servem como indicadores sobre como as ações do comitê podem ser aprimoradas.

Capacitação

A gestora do comitê, que também é professora da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), comenta que essas experiências servirão para conduzir os conteúdos que serão tratados no curso de capacitação oferecido gratuitamente pela Divisão de Capacitação (Dicap/UFU), no segundo semestre de 2023. Professores e técnicos administrativos interessados em colaborar com uma melhor performance da UFU no cumprimento dos ODS poderão participar.

Ana Paula Teixeira é professora da UFU vinculada à Faculdade de Educação (Faced) e integrante do CGODS

Palavras-chave: Agenda 2030 CGODS