UFU é certificada pelo Selo ODS Educação 2023

Certificação promove a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030

Publicado em 21/12/2023 às 08:33 - Atualizado em 04/01/2024 às 15:03

Foto: reprodução / Instagram do Selo ODS

Foi divulgada na última segunda-feira (18), a lista de instituições que receberam o Selo ODS Educação 2023 e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre as 39 organizações que foram premiadas. O certificado é um projeto desenvolvido pelo Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, o Instituto Selo Social e o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), e tem como objetivo, além de reconhecer os projetos que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivar as unidades de ensino a promover ações que colaborem com os objetivos da Agenda 2030.

“Para a UFU, essa certificação é uma forma de reconhecimento da capacidade transformadora da instituição por meio de suas ações de ensino-pesquisa-extensão e gestão na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e na promoção do desenvolvimento sustentável da região e do país”, declara Jaluza Borsatto, presidente do Comitê Gestor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CGODS) na UFU. Ainda de acordo com a docente, a universidade cadastrou 35 projetos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão abrangendo os 17 ODS e gerando 123 impactos.

O cadastro das instituições para o selo é feito na plataforma digital do SELO SOCIAL, necessitando do CNPJ da corporação. Após esse cadastro inicial, é preciso responder um questionário de perfil, e então será liberado o acesso para que sejam inseridos os projetos e boas práticas realizados na academia.

O CGODS ficou responsável por divulgar a comunidade acadêmica e inserir os projetos cadastrados na plataforma. Até o momento não foram divulgados quais desses projetos foram contemplados, porém está previsto para que a partir do dia 12 de janeiro, os detalhes dos projetos certificados e ODS contemplados estejam disponíveis.

Imagem com os dados da quantidade de projetos cadastrados
Foto: Reprodução / ODS UFU

Entre os critérios de avaliação para a certificação estão:

1. Projetos cadastrados na plataforma nas área de ensino, pesquisa, extensão e gestão;
  2. Promoção de atividades/ espaços de discussão sobre os ODS na instituição;
  3. Demonstrar sua contribuição na melhoria do ODS 4 - Educação de Qualidade.

A entrega do certificado está marcada para o dia 05/03/2024, em São Paulo (SP).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030, que se conceitua em um plano global que busca assegurar os direitos humanos, erradicar a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, atingir a igualdade de gênero, agir contra as mudanças climáticas, entre outras metas que buscam enfrentar os maiores desafios da humanidade.

Na UFU, foi implantado em 14 de Outubro de 2017, o Comitê Gestor dos ODS (CGODS), com o objetivo de promover de forma articulada e em rede a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da universidade.

Palavras-chave: CGODS ODS Certificação