ODS

Comitê da UFU apresenta mapeamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em pesquisas da instituição

Mais de 2 mil trabalhos realizados na universidade estão ligados aos ODS

Publicado em 01/11/2023 às 08:41 - Atualizado em 13/11/2023 às 07:59

III Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFU aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro. (Foto: Marco Cavalcanti)

O Comitê Gestor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CGODS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentou, no III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da UFU, o resultado do mapeamento das pesquisas realizadas na universidade, associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O trabalho foi desenvolvido por membros do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável (GPDRS) em parceria com o Laboratório de Inteligência Artificial (LiA²). Alunos de iniciação científica dos cursos de Administração, Relações Internacionais e Medicina realizaram a apuração, sob a orientação das professoras Jaluza Borsatto, Carla Marcolin e Etienne Abdalla, e supervisão de dois integrantes do LiA², Helena Ribeiro e Gabriel Augusto Soares.

Para a análise, foi utilizada uma amostra de trabalhos de teses e dissertações da base de dados do repositório dos programas de pós-graduação da UFU, separados por área do conhecimento, conforme classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi realizada uma classificação humana, identificando os três ODS mais alinhados ao trabalho e, em sequência, foi aplicada a modelagem de tópicos, com o intuito de confirmar se os conteúdos principais desses documentos convergiam com os ODS mais frequentes.

A partir dos resultados do trabalho, o LiA² desenvolveu um dashboard — painel de visualização gráfica que contém informações, métricas e indicadores — do mapeamento das pesquisas, demonstrando a contribuição para a Agenda 2030 e os ODS.

Print do quadro geral do dashboard

Essas medidas fazem parte das ações que estão sendo realizadas pelo Grupo de Trabalho de Pesquisa do CGODS, para identificar programas, projetos e pesquisas  na instituição que estejam alinhados aos objetivos instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além do dashboard produzido, os resultados desse projeto também foram registrados por meio de artigos científicos e apresentados em eventos como XLVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ENANPAD 2023), Encontro de Gestão e Negócios (EGEN 2023), 34ª edição do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD 2023), Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (ENGEMA 2023) e VI National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil e 1º Encontro UFMS Sustentável (UFMS).

O dashboard pode ser visualizado no hiperlink: Painel ODS UFU.

Palavras-chave: CGODS mapeamento dos ODS ODS