Leia Cientistas

Comitê da Agenda 2030 mapeará objetivos do desenvolvimento sustentável em pesquisas da UFU

Confira, na seção ‘Leia Cientistas’, o relato do grupo de trabalho

Publicado em 15/09/2022 às 12:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Reunião com o grupo de bolsistas de Pibic e mestranda do PPGAdm para orientações sobre o mapeamento das pesquisas realizada em agosto/2022. (Foto: Arquivo dos pesquisadores)

O Grupo de Trabalho responsável pela dimensão “pesquisa” no Comitê Gestor para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CGODS), juntamente com sua coordenação, anuncia que fará mapeamento das pesquisas realizadas no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), identificadas por áreas do CNPq e em consonância com pelo menos um dos ODS, com análise preliminar prevista para dezembro de 2022 e finalização do mapeamento até julho de 2023.

O anúncio dessas medidas faz parte de forças-tarefa engendradas na UFU, pelo Comitê, para ampliar a cultura institucional de identificar quantas e quais ações acadêmicas estão conectadas com algum dos ODS listados pela Organização das Nações Unidades (ONU).

Integram a equipe de apuração os alunos de graduação de três cursos, a partir de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic). Eles auxiliam na identificação, junto aos programas de pós-graduação da UFU, de pesquisas que tenham relação com um ou mais dos ODS. Ao todo, três alunos de Administração, um aluno de Relações Internacionais e um aluno de Medicina colaboram com a iniciativa do GT. Também reforça a equipe uma mestranda da pós-graduação em Administração.

Figurando uma entre as cinco frentes de trabalho do comitê — que são ensino, pesquisa, extensão, gestão e comunicação — o GT “pesquisa” tem implementado algumas estratégias a serem adotadas em todos os campi para aprimorar as ações de identificação, documentação e registro dos ODS nas pesquisas realizadas no âmbito da universidade. Além das já listadas, também está sendo discutida a proposta de sugerir, a todos os programas stricto sensu da universidade, disciplina optativa abordando as pautas da Agenda 2030.

O GT “pesquisa” acumula expertise em tarefas consideradas pioneiras no que se refere ao mapeamento dos ODS, uma vez que desenvolveu modelagem em Data Science para apuração, das bases de dados do Sistema de Informações de Extensão (Siex), de quais projetos de extensão apresenta(va)m temáticas tangentes aos ODS. Utilizando-se de ferramentas de Inteligência Artificial na área de mineração de textos (Text Mining), foram coletadas informações a partir de 15.824 registros na base do Siex e foram aplicadas técnicas de processamento de linguagem natural (NLP, do inglês Natural Language Processing) para verificar o alinhamento dessas ações aos ODS.

Todos os GTs do CGODS empenham esforços para que o trabalho com a Agenda 2030 na UFU construa modelagens pioneiras e que elas sejam reconhecidas como referência entre as universidades do país.

O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, em reunião com a coordenadora do Comitê, Jaluza Borsatto, se comprometeu a ampliar o suporte para a equipe envolvida, conforme o aumento da complexidade dos trabalhos, nos limites previstos e em consonância com as políticas acadêmicas vigentes.

Os objetivos estratégicos estão listados na aba principal do CGODS.

*Ana Paula Teixeira é professora no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutora pelo Programa de Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Jaluza Borsatto é professora na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP).

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: Pesquisas na UFU mapeamento dos ODS Agenda 2030 CGODS PIBIC